São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o Brasil que está na Internet

MARIA ERCILIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Toda a discografia da banda Sepultura, uma homenagem a Xuxa, grafites das ruas de São Paulo, uma escola de samba. Esses são alguns dos inesperados pedacinhos de Brasil espalhados pela Internet.
O fã que montou uma página para o Sepultura está na Finlândia, o que teve a paciência de fazer um monumento digital a Xuxa está nos EUA, a escola de samba fica em Los Angeles.
Mas nem só de anedotário vive a ``colônia" brasileira na mãe das redes, a maior rede mundial de computadores.
Já existe uma Biblioteca Virtual de Língua e Literatura, montada num servidor da Rede Nacional de Pesquisas, do Brasil, onde é possível encontrar uma quantidade de livros e referências bibliográficas em português.
O LSI/USP (Laboratório de Sistemas Integráveis da USP - http://www.lsi.usp.br) tem uma das páginas universitárias mais simpáticas, com uma câmera que mostra os usuários e um ``passeio virtual" por suas instalações.
Um dos serviços brasileiros mais úteis da Internet é a Companhia de Informações, que é gratuita e fica no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Fornece sinopses de jornais, distribui listas de discussão sobre vários assuntos e centraliza uma série de informações sobre a Internet. Para saber mais, mande mail para fileserv if.usp.br com a frase send news.guide no corpo da mensagem.
Outro serviço é o Caminho do Silício (http://crca-www.ucsd.edu/bobw/brazil.html), sobre música de computador no mundo inteiro. A parte brasileira é completíssima, com contatos e informações.
O principal grupo sobre o Brasil na Usenet (sistema de grupos de discussão divididos por assunto) é o soc.culture.brazil, frequentado principalmente por brasileiros que moram no exterior.
Outro ponto de encontro brasileiro é o canal ñbrasil, no IRC (Internet Relay Chat), programa que permite conversa entre vários usuários simultaneamente.

Texto Anterior: Posicionamento das teclas confunde usuário
Próximo Texto: Rede traz mapas, moda e receitas de doces
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.