São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unicamp e PUC do Rio se ligam ao Vaticano

HEIDY VARGAS
DA FOLHA SUDESTE

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro vão ser as primeiras universidades no mundo a receber as imagens de manuscritos da biblioteca do Vaticano, em Roma.
O projeto estará à disposição em um mês via Internet, mas será aberto somente a pesquisadores e estudantes das universidades.
Cada universidade terá um código de acesso. O critério foi adotado para proteger o acervo de uma possível cópia indiscriminada.
A idéia partiu do próprio Vaticano, que contatou a IBM italiana para desenvolver o projeto.
O Vaticano decidiu abrir a oferta de acesso à Biblioteca Apostólica Vaticana devido ao número excessivo de permissões para visitas à instituição.

3 milhões
A IBM e a Associação Americana dos Amigos da Biblioteca do Vaticano investiram cerca de US$ 3 milhões (R$ 2,6 milhões) na reprodução de 20 mil imagens ou 60 manuscritos que fazem parte da primeira fase do projeto.
A biblioteca do Vaticano, fundada em 1451, é a mais importante no mundo por contar com um acervo de 2 milhões de livros e 100 mil desenhos e gravuras de diversas épocas.
Atualmente, a IBM está instalando terminais que vão servir de servidores mundiais na PUC do Rio de Janeiro. Lá serão inseridas todas as imagens via Internet.
Outras instituições, como a Universidade de Nova York, a Universidade Católica de Milão, um colégio em Nova York ainda não definido e universidades em Zurique, Austrália e Japão, terão acesso aos manuscritos em data não divulgada.
Segundo o gerente de projetos acadêmicos da IBM, Antônio Carlos Lirani, 51, a primeira fase do projeto deve estar concluída em junho.
Segundo o coordenador geral de informática da Unicamp, Armando Turtelli, 53, as pessoas que quiserem se inscrever para consultar os arquivos podem ligar para o Centro de Informática da Unicamp.

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) - Centro de Informática: tels. (0192) 39-7425 e 39-7155.

Texto Anterior: Congresso internacional avalia estética de dentes
Próximo Texto: Sistema de oito dígitos não exige aparelho novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.