São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença atinge metalúrgicos no Pará

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A Albras (Alumínio Brasileiro S/A), maior indústria de alumínio da América Latina, localizada em Barcarena (a 40 km de Belém-PA), confirmou em nota oficial a existência de três casos de empregados portadores de leucopenia.
A doença, já registrada nas áreas industriais de Cubatão (SP) e Volta Redonda (RJ), reduz o número de glóbulos brancos no sangue. Os glóbulos brancos são responsáveis pela defesa do organismo contra infecções. O portador de leucopenia fica mais sujeito a contrair doenças.
A leucopenia pode ser provocada pela exposição dos funcionários ao benzeno, substância química usada em processos industriais.
A nota oficial foi divulgada por causa de denúncia apresentada pelo Simetal (Sindicato dos Metalúrgicos do Pará).
O dirigente sindical Carlos Paz afirmou que outros casos de leucopenia estariam sendo camuflados na empresa.
Um dos casos apontados pelo sindicato e confirmado pela empresa foi o do operador de forno Raimundo Azevedo Fonseca.
Por recomendação de um especialista, ele ficou afastado do trabalho por um mês para evitar a inalação de gases químicos.
``Não sinto nada, mas estou preocupado porque tenho a doença e também porque outras pessoas podem estar afetadas", disse ele.
Na nota oficial, a diretoria da Albras afirma que os casos registrados são de ``leucopenia constitucional", que ocorre em pessoas negras ou mulatas sem que elas tenham qualquer problema de saúde.
O presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, João Carlos Saraiva, disse acreditar que existam outros casos de leucopenia na empresa.
Ele disse saber de um caso de leucopenia que não pode ser classificado como ``constitucional ou racial", pois o portador é branco.

Texto Anterior: Criatividade; Lição; Brilho tapuia
Próximo Texto: Empresa fala em pressão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.