São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como foi feita a contagem oficial dos gols

DA REPORTAGEM LOCAL

Os números oficiais, tanto de Pelé quanto do Santos Futebol Clube, foram levantados e filtrados pelo jornalista De Vaney, que trabalhava em Santos.
O jornalista contou à Folha, no dia 18 de outubro de 1969, que os jogos da carreira de Pelé foram relacionados com a ajuda de dois amigos, com quem cruzava as dúvidas que apareciam no trabalho.
``Acompanhei Pelé desde seu primeiro treino no Santos", disse.
Não se sabe, ao certo, quais fontes o jornalista utilizou em seus levantamentos. Só são conhecidos os critérios que adotou.
Mas incluiu os 15 gols marcados por Pelé em jogos do Exército.
Seu levantamento conseguiu evitar falhas que podem ser verificadas em jornais da época -os textos eram escritos com base em precárias transmissões de rádio, facilitando a ocorrência de erros.
No dia 25 de julho de 1965, por exemplo, o Santos enfrentou o CRB, em Maceió. Jornais de São Paulo são conflitantes quanto aos gols marcados por Pelé -uns disseram três; outros, quatro.
Um jornal descreve três gols de Pelé e outro de Abel. Informa um placar final de 4 x 0.
Nos números de De Vaney, Pelé fez apenas dois gols. A Folha pôde confirmar que sua versão é a mesma dos jornais ``Gazeta de Alagoas" e ``Jornal de Alagoas".
Até a súmula do Santos estava errada. Citava originalmente quatro gols de Pelé. Posteriormente, foi alterada, a lápis, para dois gols de Pelé e dois de Coutinho.

Texto Anterior: Técnico viu gol esquecido
Próximo Texto: São Paulo quer negociar com time japonês volta de Muller
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.