São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção de vôlei começa a 'maratona aérea' de 95

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira masculina de vôlei inicia hoje em Barcelona, Espanha, sua participação na Liga Mundial da temporada 95.
Campeão olímpico na mesma cidade em 1992, o time brasileiro pega os donos da casa às 19h (14h de Brasília) pelo Grupo A.
A estréia na Europa busca poupar os brasileiros da ``maratona aérea" a que serão submetidos em pouco mais de um mês.
Mesmo assim, até o dia 25 de junho, quando se encerra a primeira fase da competição, jogadores e comissão técnica terão percorridos 45.055 km.
Este total inclui viagens para Minneapolis (EUA) e Havana (Cuba), com escalas previstas em Dallas (EUA), San Juan (Porto Rico) e Caracas (Venezuela).
O sacrifício pelo entra-e-sai dos aviões poderia se transformar em um prêmio para cada integrante da delegação.
Com o total de quilômetros percorridos, se as viagens fossem feitas apenas pela Varig, por exemplo, cada um teria direito a receber uma passagem ida-e-volta São Paulo-Buenos Aires-São Paulo sem desembolsar um centavo.
A maratona do time, no entanto, está apenas no começo. Teve início na última sexta-feira, quando a seleção deixou São Paulo em direção à Holanda.
``Viajamos tanto que já nem desfaço as malas totalmente", disse à Folha, por telefone, o levantador Maurício.
O jogador afirmou que mantém dentro da bagagem alguns uniformes de jogo (calção, camiseta, tênis, meias e sungas), além de agasalhos.
``Agora é se acostumar de novo com o check-in nos aeroportos", disse Maurício.
O jogador considera a Liga Mundial muito cansativa. Mas, segundo ele, todos estão acostumados ao ritmo exigido pelo campeonato.
Para o levantador, a estréia em um torneio mundial sempre gera uma expectativa em toda a equipe. Segundo Maurício, o time quer superar os maus resultados de 94.
No ano passado, o Brasil acabou em terceiro lugar na Liga, cuja fase final foi disputada na Itália, e em quinto no Mundial, realizado na Grécia.
``Estamos motivados para recuperar nosso lugar no vôlei mundial", disse o jogador.
O técnico José Roberto Guimarães superou seu temor de que não conseguiria acertar o time para o começo da Liga deste ano.
``Depois dos amistosos contra a Holanda, estou menos preocupado, apesar de ainda não estar satisfeito. Precisamos vencer os jogos contra a Espanha e arrancar vitórias contra EUA e Cuba, nossos próximos adversários", disse.

NA TV
Bandeirantes, ao vivo, às 14h

Texto Anterior: Corinthians faz 1º jogo com Vasco no Maracanã
Próximo Texto: Renovada, Itália tenta 5º título
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.