São Paulo, sábado, 20 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Igreja pede perdão a negros e índios

DO ENVIADO ESPECIAL

As diretrizes do trabalho pastoral aprovadas pelo plenário da CNBB incluem um pedido de perdão pelos "pecados" cometidos pela Igreja Católica durante a colonização do país e mesmo após sua independência.
O pedido de perdão é dirigido aos índios e aos negros. Com isso, reconhece-se a cumplicidade da igreja no processo de dominação e escravidão.
Pedidos semelhantes já haviam sido feitos pelo papa João Paulo 2º em uma viagem à África e, em 1992, durante conferência de bispos latino-americanos em São Domingos.
As novas diretrizes do trabalho pastoral da CNBB seguem, em linha geral, as que serviram de base ao trabalho da igreja nos últimos quatro anos.
Apontam para a uma necessidade de um esforço na evangelização e cita desafios como as mudanças sociais, políticas e econômicas, a redução no número de católicos e o pluralismo religioso. Destacam ainda a necessidade de se reforçar a espiritualidade.

Texto Anterior: D. Lucas reafirma sua fidelidade ao papa
Próximo Texto: Assessor de FHC debate trabalho infantil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.