São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
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Bufê esquenta venda de sorvete no inverno

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

As sorveterias self-service prometem ser a novidade do inverno em São Paulo e aquecer as vendas do setor na próxima estação.
Fornecedores de matérias-primas são unânimes em afirmar que os bufês de sorvetes irão elevar o faturamento do setor, o que tradicionalmente só ocorre a partir de setembro, com a primavera.
Max Menasce, dono da Papelisa -loja de equipamentos e matéria-prima para o setor-, afirma que em três dias vendeu 18 freezers de 450 litros com tampa de vidro, indicados para bufês.
A Ice Titbit, localizada em Pinheiros (zona oeste de São Paulo), foi aberta em abril e chega a atender 250 clientes aos sábados.
Henrique Mazieiro, 22, dono, afirma que investiu R$ 30 mil na loja. ``Em pouco mais de 20 dias já estou recuperando as despesas."
Para montar uma sorveteria self-service é importante ter um balcão refrigerado ou freezers para expor os sorvetes. Os balcões são feitos sob encomenda.
Os preços do metro linear do balcão variam de R$ 1.500 a R$ 2.300. A Panamante, de Caxias do Sul (RS), cobra R$ 1.500, em média. Só trabalha sob encomenda.
Deve-se ter uma balança eletrônica, potes de vidro e um refrigerador para guardar as coberturas.
O sorvete pode ser comprado de terceiros. A Ice Titbit vende sorvete da Boneco de Neve.
Mazieiro, ex-locutor autônomo, conta que a idéia do negócio surgiu em uma viagem à Florianópolis, onde conheceu o conceito.
A loja oferece 20 sabores de sorvete e mais de 40 tipos diferentes de cobertura.
Ele diz ter feito mudanças no conceito de bufê que conheceu no Sul do país.
Segundo ele, em sua loja há um funcionário que serve o produto. ``Isso evita que os clientes misturem os talheres de um sabor de sorvete com outro".
O sorvete fica em freezers com tampa de vidro. As coberturas são colocadas em potes, sobre um balcão de granito.
No Sul já existem duas redes de franquias de sorveterias self-service, a Bigelatti e a Gelf's.
A lucratividade bruta para os franqueados chega a superar 50%, segundo os proprietários das duas redes.
A Bigelatti tem 26 lojas e outras sete sendo montadas. Uma delas será inaugurada em Moema (zona sul paulistana) em 60 dias.

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sobre bufês de sorvetes à pág. 8-2.

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