São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
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Melhoria tira Sabesp da liderança em reclamações

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) ficou em quarto lugar no ranking do Procon -empresas que receberam maior número de queixas-, após dois anos consecutivos liderar a listagem.
O Procon recebeu 525 reclamações contra a Sabesp, menos da metade do valor verificado em 93 (1.299 pedidos).
``A Sabesp está passando por melhorias no atendimento ao consumidor e no treinamento do pessoal", afirmou Elizete Miyazaki, 39, técnica do Procon.
No entanto, a situação da empresa está longe do ideal.
Segundo Márcio Riscala, da assessoria de imprensa da Sabesp, existem 40 mil pedidos pendentes para ligações de água e esgoto.
Esse déficit, segundo Riscala, é responsável pela maior parte das queixas que a empresa recebe.
``O atraso nas ligações de água e esgoto aconteceu devido a problemas financeiros que a empresa sofreu no último ano", disse.
Nos três primeiros meses de 95, as empreiteiras fizeram interrupções nas obras porque não estavam recebendo.
Muitos contratos terminaram antes do término dos trabalhos. Novas licitações não puderam ser feitas por falta de recursos.
A dívida com as empreiteiras - R$ 20 milhões, no final de 94- já foi praticamente regularizada (veja texto ao lado).
Segundo a Sabesp, novos contratos de licitação devem ser assinados em breve.
Márcio Roberto Leotério, 26, fez o pedido para ligação de água em setembro do ano passado, para São Miguel Paulista (zona leste de São Paulo). Até o momento, o serviço não foi executado.
Leotério diz que está pagando o aluguel, mas não pode se mudar porque não há água no local.
A Sabesp informou, em novembro do ano passado, que as obras deveriam começar em janeiro.
Mas a companhia alegou, em abril, que a obra não teve início por causa do término do contrato com a empreiteira responsável. A Sabesp diz que até o final de junho a obra será executada.
Afonso Machado de Lima, 39, diz que um cano de esgoto, localizado atrás de sua residência, estourou há três meses, sujando o quintal de sua casa.
A Sabesp informou que faria um trabalho de limpeza do poço, que seria iniciado no último fim-de-semana, e que deveria ficar pronto até hoje.
O Procon recebe também queixas sobre valores cobrados nas faturas, considerados altos (reclamações mais frequentes), e de má prestação de serviços -falta de água, canos rompidos e buracos nas ruas.
Até o final de abril, 252 pessoas procuraram o órgão para reclamar sobre a Sabesp, quase a metade dos casos de 94.

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