São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Elba Ramalho canta para Cabo Verde

JOANA GELPI MARCONDES
DA REDAÇÃO

Show: Um Abraço a Cabo Verde
Quando: hoje, às 21h
Onde: Teatro do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 011/864-8544)
Quanto: R$ 20,00

A cantora Elba Ramalho e o grupo recifense Quinteto Violado se apresentam hoje, às 21h, no Teatro do Sesc Pompéia. A apresentação da início à campanha ``Um Abraço a Cabo Verde".
É uma campanha de solidariedade e amizade à população da Ilha do Fogo, uma das nove ilhas do arquipélago de Cabo Verde.
No início de abril, esta ilha teve boa parte de sua extensão destruída pela erupção de um vulcão que estava inativo há 44 anos. O vulcão continua em erupção e deixou até agora 5.500 desabrigados.
``Um dos objetivos desta campanha é reverter a renda resultante de eventos culturais em favor das crianças da Ilha do Fogo", conta Aguinaldo Rocha, cônsul geral de Cabo Verde e idealizador da campanha.
O outro objetivo, que já vem se realizando, é promover intercâmbios entre a cultura brasileira e a cabo-verdiana.
``Existe uma identificação cultural muito grande entre Cabo Verde e Brasil. A realidade de Cabo Verde é muito próxima à nossa, principalmente à realidade do Nordeste", diz Marcelo Melo, integrante da banda Quinteto Violado.
O conjunto esteve em Cabo Verde três vezes e lançou em 1989 o disco ``Ilhas de Cabo Verde", só com composições locais, cantadas em crioulo (dialeto local).
A cantora Elba Ramalho também esteve em Cabo Verde, participando, em agosto do ano passado, do Festival da Baía das Gatas.
``Esta é outra característica desta campanha, todos os artistas que se apresentarão estiveram em Cabo Verde no ano passado e aceitaram participar dos espetáculos pela relação musical e cultural que mantêm com o país", diz Aguinaldo Rocha.
Neste show, o Quinteto Violado pretende mostrar com seu repertório ``um pouco da música cabo-verdiana e algumas composições nossas, que seguem um estilo fundamentado na cultura pop brasileira, puxando para o Nordeste", define Marcelo.
Uma curiosidade deste show é trazer de volta uma cena de 1974, quando Elba Ramalho subiu pela primeira vez nos palcos do Rio de Janeiro, acompanhando a banda Quinteto Violado.
Ainda não está confirmada a data do segundo ato da campanha ``Um Abraço à Cabo Verde", que traz o cantor Ivan Lins e o conjunto cabo-verdiana Os Tubarões.
O terceiro espetáculo traz o compositor Martinho da Vila e o conjunto cabo-verdiano Tito Paris, que se apresentarão dia 9 de junho, às 20h, na Casa de Portugal (av. da Liberdade, 602).

Texto Anterior: Conheça os personagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.