São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro diz que Rockfeller tem império na Amazônia

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Duas das mais poderosas famílias dos EUA -os Rockfeller e os Townsend- uniram esforços por motivos diversos para conquistar a Amazônia.
A tese é defendida em livro que acaba de ser posto à venda nos EUA, escrito por dois jornalistas -Gerald Colby e Charlotte Dennett- e publicado pela prestigiosa Harper Collins.
Colby e Dennett são colaboradores do semanário de esquerda ``The Nation" e respeitados pela comunidade jornalística norte-americana.
A base de seu livro são documentos recentemente colocados à disposição do público pela família Rockfeller a respeito do seu mais famoso integrante, Nelson (1908-1979), que foi vice-presidente dos EUA (1974-1976) e governador de Nova York (1959-1973).
Nelson Rockfeller também foi responsável por assuntos interamericanos do governo norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época nasceu o enorme interesse que ele e o irmão David mantiveram dali em diante pela América Latina.
Os negócios dos Rockfeller envolvem petróleo e bancos. Os de Townsend, a Bíblia: eke liderou o grupo ultraconservador Wycliffe Bible Translators.
O livro ``Thy Will Be Done" (U$ 35,00, 954 páginas) tem como subtítulo ``A Conquista da Amazônia: a Evangelização na Era do Petróleo" e mostra como os interesses de Rockfeller e Townsend se uniram.
Segundo os autores, Rockfeller construiu um império econômico na América Latina, com o auxílio da CIA e dos poderosos locais, e ajudou as missões religiosas de Townsend, recebendo em troca informações delas sobre localização de áreas ricas em minerais e em petróleo.
Os jornalistas acusam os negócios de Rocfeller e Townsed de terem provocado a morte de milhares de indígenas e destruído a floresta.
O ex-embaixador dos EUA no Rio Lincoln Gordon afirmou à Folha que as acusações do livro são ``velhas e infundadas" e que nunca nada se provou a respeito de possíveis ações ilegais dos Rockfeller na América Latina.
Mesmo que não haja ilegalidades, o livro de Colby e Dennett é muito documentado e mostra como os negócios da família Rockfeller em vários países da América Latina, inclusive o Brasil, são amplos.
(CELS)

Texto Anterior: CEARÁ; ENCONTRO; RURALISTAS
Próximo Texto: PC pode ter prisão domiciliar, diz exame; Comunidade Solidária vê crítica de Betinho; Itamar faz críticas à privatização da Vale
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.