São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Técnicos trabalham sem proteção contra raios X', afirma pesquisa

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Pesquisa em andamento em Porto Alegre (RS) revela que 90% dos operadores de aparelhos de raios X trabalham sem equipamentos de proteção, como avental e óculos para evitar a radiação.
Segundo a pesquisa, realizada pelo Laboratório de Radiação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 60% dos locais onde funcionam os serviços de radiologia não apresentam condições de proteção contra a radiação.
Além de não ter blindagem de chumbo, algumas salas nem sequer possuem porta para separar o equipamento de raios X da recepção. Por isso, enquanto aguardam atendimento, os clientes recebem radiação, segundo o coordenador do laboratório, José Túlio Moro.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Henrique de Almeida Mota, afirmou, por intermédio de sua assessoria, que a prefeitura pretende efetuar um controle rigoroso dos serviços de radiologia.
``Toda a comunidade será beneficiada, na medida em que um conjunto de medidas impeça exposições que podem provocar sérias doenças degenerativas", disse.
A exposição frequente à radiação pode causar mutações genéticas e câncer, entre outras doenças.
As vítimas da radiação -cujo efeito é cumulativo- podem ser os descendentes de quem, hoje, está demasiadamente exposto.
A pesquisa teve início em novembro e deve ser concluída no final do ano. Já foram visitadas 35 clínicas e 435 operadores de serviço foram entrevistados.
Os autores da pesquisa monitoraram a atividade de operadores. Os laudos revelaram exposição a altas doses de irradiação. Outra irregularidade é a falta de acompanhamento de saúde dos funcionários que, por lei, deveriam ser submetidos a exames periódicos.

Texto Anterior: Índios do MS vão ter assistência jurídica
Próximo Texto: Praga de ratos destrói lavouras na Paraíba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.