São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
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FCB negocia a compra de uma agência no país

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A Foote, Cone & Belding, maior agência de publicidade dos EUA, está expandindo suas operações na América Latina: assumiu ontem o controle acionário da quarta agência do ranking argentino e anunciou que está negociando a aquisição de uma das dez maiores agências brasileiras.
``O mercado latino-americano tem prioridade máxima, não estamos preocupados com os efeitos da crise mexicana", disse ontem, em São Paulo, Harry Reid, presidente de operações internacionais.
A FCB elevou de 20% para 60% sua participação na agência Pragma, com sede em Buenos Aires, cujo faturamento atingiu US$ 73 milhões em 1994, superior em US$ 2 milhões ao da filial brasileira.
Os escritórios na América Latina geraram receita de US$ 300 milhões em 1994. A meta, no futuro, é ampliar essa participação.
Com a compra de participação majoritária de uma agência no Chile, a ser anunciada dentro de alguns dias, o mercado da região estará coberto, de acordo com José Cubas, presidente para a América Latina.
``Haverá expansão também no Brasil", disse Cubas, que não forneceu detalhes da negociação em curso com uma agência brasileira, iniciada em outubro do ano passado.
Segundo Reid, os negócios na Ásia e América Latina vêm crescendo a taxas médias anuais de 20%, em ritmo três a quatro vezes superior ao de mercados ``maduros" como o europeu e norte-americano.
Na China e na Índia essa taxa é ainda maior, alcança 40% ao ano. ``Quem poderia imaginar, poucos anos atrás, que a China representaria o sexto mercado mundial de publicidade?", disse Reid.
Entre as principais contas publicitárias da FCB destacam-se anunciantes do porte da AT&T, Nestlé, Matel, Bayer, Nabisco e Colgate. Da receita de US$ 7 bilhões em 1994, a maior fatia (US$ 3,9 bilhões) foi proveniente de 60 países.
``O faturamento líquido em 1994 foi 18% superior ao do ano anterior, o que representa um recorde", disse Reid.

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