São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vozes búlgaras voltam com 'novidades'

ZECA CAMARGO
EDITOR DA ILUSTRADA

Vozes búlgaras voltam com `novidades'
As ``rockettes" da ``world music" estão de volta. Depois do sucesso da rápida passagem pelo Brasil no ano passado, o coro feminino ``O Mistério das Vozes Búlgaras" retorna ao país.
Elas chegam dia 6 de junho em Belo Horizonte e passam pelo Rio, por Porto Alegre, Campinas e São Paulo.
``Acho que estamos voltando pela popularidade conquistada com os brasileiros", diz a regente do grupo Dora Hristova. Ela conversou com a pouco antes de uma apresentação das ``Vozes Búlgaras" em Salamanca, na Espanha.
Descobertas pelo resto do mundo há quase dez anos, através de lançamentos da gravadora indenpente inglesa 4AD, as cantoras, a essa altura, já ultrapassaram a categoria ``cult".
Viajando por vários países durante oito meses do ano, as ``Vozes Búlgaras" têm público internacional garantido, mas não abandonam seus conterrâneos.
``Durante os primeiros meses do ano, ficamos preparando um novo repertório para abrir a temporada, que sempre começa pela Bulgária", explica Dora.
São tantas as músicas que compõem esse repertório, que a regente sequer arrisca um número preciso. ``Todo ano somos surpreendidos por alguma novidade que uma nova cantora traz", diz.
A categoria ``novidade" é quase uma ironia, já que nenhuma música que elas cantam foi composta recentemente. Mas elas dão uma refrescada no repertório.
Embora o coro não se destaque por sua rotatividade, algumas reposições sempre ajudam a enriquecer as apresentações do coro.
Em 1993, um terço do coro de 24 integrantes foi substituído. Duas vagas apareceram em 94.
Já este ano, apenas uma garota nova entrou para as ``Vozes Búlgaras" -mas ela veio com, ``pelo menos 20 canções novas na bagagem", segundo Dora.
As músicas inéditas chegam em estado quase bruto, como explica a regente. Assim, elas precisam ser trabalhadas por um compositor para entrar para as apresentações.
As cantoras vêm das sete principais regiões étnicas da Bulgaria. Vestidas com trajes típicos nos espetáculos, cada uma delas faz um solo de uma música da sua região.
Apesar de fazer o possível para manter a tradição da música de seu país, Dora Hristova se entusiasma com ``experiências" feitas com as ``Vozes Búlgaras".
Por exemplo, um remix bem dançante de uma de suas faixas mais conhecidas, ``Pipero", tomou conta das paradas européias. ``Foi feito por um italiano chamado Elio", explica Dora.
``O mais surpreendente, foi que o público búlgaro, que geralmente é mais conservador também gostou muito da experiência", diz.
Admiradores mais tradicionais que vão assistir às ``Vozes" no Brasil não precisam se preocupar com ``modernices" como esta. Dora Hristova garante o melhor das suas cantoras por aqui -com muita austeridade.

Concerto: O Mistério das Vozes Búlgaras
Quando: 17 e 18 de junho
Onde: Teatro Municipal de São Paulo, na pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. (011) 222-8698, região central
Preço: a definir

Texto Anterior: Releitura fica aquém do original
Próximo Texto: Festival traz estrelas do blues, rock e soul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.