São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
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Retrospectiva homenageia Ruth Orkin

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Ruth Orkin foi uma mulher que viveu para fotografar. Autora de ensaios fotográficos de cenas de rua e de personalidades do cinema, ela se consagrou com a foto ``American Girl in Italy" (1951), em que uma garota americana passa por um grupo de admiradores em uma rua de Florença.
Dez anos após a morte de Orkin, o International Center of Photography em Nova York, faz uma exposição de retrospectiva dos 50 anos de seu trabalho, com mostra de 150 fotos e contatos de séries inteiras com sua as cenas de rua.
Ruth Orkin começou sua carreira como fotógrafa em 1939, aos 17 anos, quando resolveu viajar de bicicleta de Los Angeles a Nova York, registrando tudo o que podia com sua câmera.
Filha de uma atriz de cinema mudo, Orkin cresceu em Hollywood e conheceu artistas e produtores de cinema. Aos 10 anos ganhou sua primeira câmera, uma Univex, e começou a revelar seus filmes aos 12.
Seu primeiro emprego foi como mensageira do estúdio de cinema MGM, aos 21 anos. Foi ali que ela fez uma das fotos mais expressivas da exposição: Marlon Brando durante a gravação de ``Julio Cesar".
Sua carreira no estúdio foi breve. Orkin queria se tornar diretora de cinema, mas naquela época o sindicato a impediu por não aceitar mulheres no cargo.
Fotógrafa para as revistas ``Life", ``Look" e ``Horizon", Orkin teve uma carreira paralela como cineasta após se casar com o diretor Morris Engel, em 1952. ``Little Fugitive", filme vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza de 1953, foi feito por ela, Engel e Ray Ashley. O filme, história de um menino que imaginava ter matado seu irmão, foi creditado por François Truffaut como precursor da ``Nouvelle Vague".
Mas foram fotos que a consagraram porque carregavam, nas cenas mais simples, uma enorme carga emocional. Uma menina sentada sobre malas em uma estação de trem e a série ``The Cardplayers", sequência de seis fotos que mostram a seriedade de três crianças negociando figurinhas, são destaques.
O físico Albert Einstein em um sorriso descontraído é outra mostra do talento de Orkin, em registrar o inusitado. O jovem Woody Allen em frente a um quadro de um jovem monarca do acervo do Metropolitam Museum é outro exemplo da perspicácia em conjugar fotojornalismo e arte.
Mas uma das cenas que chama atenção está na foto da escritora Carlson McCullers nos braços da atriz Ethel Waters e ao lado de Julis Harris, entretida com seu cigarro e café, em um momento em que as três aguardavam o julgamento da crítica da estréia de ``Member of the Wedding", em expressões que misturam ``sensação de missão cumprida" e expectativa.

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