São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aviões russos atacam tchetchenos e iniciam combates na montanha

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um total de 11 aviões russos atacaram ontem o povoado de Serjen-Iurt e as colinas que rodeiam o povoado de Duba-Iurt, onde estão entrincheirados os rebeldes separatistas da Tchetchênia.
As tropas russas já se lançaram à conquista da Alta Tchetchênia, região montanhosa do sul da república ainda sob domínio dos rebeldes. Amanhã começam negociações para o fim do conflito.
A ofensiva russa vai em direção a Tchiri-Iurt e Serjen-Iurt, que os russos dizem ter conquistado. Esses locais abrem caminho para o sul da Tchetchênia, onde estão os rebeldes. Os russos já tomaram o norte e o centro da república.
As tentativas de conquistar Serjen-Iurt por terra, iniciadas há semanas, fracassaram.
Há 150 anos, tropas russas lançavam ofensiva à Alta Tchetchênia para conquistar a região. A operação durou 20 anos.
O atual conflito começou há cinco meses, quando o presidente da Rússia, Boris Ieltsin, mandou o Exército para reprimir os separatistas no local.
A Tchetchênia declarou independência da Rússia em 1991, mas não foi reconhecida.
O ministério de Relações Exteriores da Hungria voltou atrás e negou que o líder separatista da Tchetchênia, Djokhar Dudaiev, estará amanhã na abertura das negociações de paz com a Rússia, conforme havia afirmado.
Foram registrados na madrugada de ontem ataques com metralhadoras, lança-granadas e morteiros ao nordeste de Grozni (capital da Tchetchênia).

Texto Anterior: Líder dos sérvios na Bósnia aceita negociar o plano de paz da ONU
Próximo Texto: Nazista desaparece por medo de extradição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.