São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Cronologia; Ocupação planejada; Risco de confronto; Questão semântica; Dos arquivos; Enfim, a favor; De volta; Ventríloquo; Dono da voz; Disputa

DOS ARQUIVOS

Cronologia
FHC decidiu pela ocupação das refinarias da Petrobrás na noite de segunda, em reunião com ministros. A ordem para as tropas foi dada na terça à tarde por meio da Casa Militar. Depois, FHC se reuniu com o ministro do Exército.

Ocupação planejada
Há 15 dias a Petrobrás começou a traçar uma estratégia alternativa de retomada da produção nas refinarias, para o caso de a greve dos petroleiros se prolongar. Com o desabastecimento em São Paulo, o plano foi posto em prática.

Risco de confronto
O Sindicato dos Portuários de Santos decidiu ontem parar o porto e fazer uma passeata pela cidade caso o Exército ocupe a refinaria de Cubatão. Havia grande tensão na Baixada Santista, já que há petroleiros dentro das instalações.

Questão semântica
Convencida de que a ação do Exército dará uma imagem de autoridade a FHC e agradará a opinião pública, a área de comunicação do governo fazia de tudo para evitar a expressão ``invasão". Falava-se em ``ocupação pacífica".

Um dia após a invasão da CSN pelo Exército, quando morreram três operários, em novembro de 1988, o PSDB assinou manifesto em companhia da CUT e dos partidos de ``esquerda" pedindo a imediata retirada das tropas.

Enfim, a favor

O período de ``repouso" de Serjão, após o imbróglio da ``masturbação sociológica", acabou definitivamente diante da votação da emenda de telecomunicações. Ligou para três ministros cobrando que atendessem deputados.

Ventríloquo
Suplicy discursava no Senado quando Maluf entrou no plenário. O petista mudou o discurso. Disse que a dívida da prefeitura paulistana estava crescendo. Sem poder usar a palavra, Maluf recorreu ao senador Lobão para defender-se.

Dono da voz
Após reunir-se ontem com a bancada do PMDB de São Paulo na Assembléia, Quércia fechou acordo para que o deputado estadual Jayme Gimenez seja o novo presidente regional do partido.

Disputa
No Rio Grande do Norte, os políticos pararam, ao menos por ora, a disputa por cargos federais. Agora, brigam pela simples assinatura de FHC para levar o empresário Laumir Barreto ao TRT.

Próximo Texto: Nova moda; ``In loco"; Cobrando de volta; Tudo a ver; Mais uma rodada; Trombada tucana; Visita à Folha; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.