São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Le Monde' diz que país está quase parado

DE PARIS; DE NOVA YORK

`` O Brasil está quase paralisado após três semanas de greve da estatal Petrobrás", informou o jornal francês ``Le Monde" em sua edição de ontem à tarde (datada de hoje).
O texto, de meia página, explica que a disputa entre o presidente Fernando Henrique Cardoso e os grevistas ``será decisiva para as reformas neoliberais".
Segundo o jornal, `` o cenário está pronto para um duelo impiedoso, lembrando o de Margaret Thatcher contra os mineiros", no Reino Unido, nos anos 80.
`` Assim como no México ou na Venezuela, o petróleo não é um produto neutro aqui", analisa o correspondente do ``Le Monde" no Rio, Dominique Dhombres.
A reportagem afirma que a escassez de gás de cozinha e combustível tornou a greve impopular. Além disso, `` as diferentes redes de TV apóiam o presidente e pedem mais firmeza de sua parte".
Os jornais ``The New York Times" e ``The Wall Street Journal" registraram ontem a ocupação de quatro refinarias de petróleo do Brasil pelo Exército.
O ``Times" publicou, no alto da seção International Business, uma foto de soldados em uma refinaria de São Paulo. ``Cerca de 50 mil trabalhadores entraram em greve em 3 de maio por aumento de salário e em protesto contra planos do governo de privatizar as companhias estatais".
O ``The Wall Street Journal" publicou nota na seção World Wire afirmando que tropas ocuparam refinarias de São Paulo e do Paraná para garantir a segurança dos trabalhadores.

Texto Anterior: Espera na fila dura até 6 horas
Próximo Texto: Panfletos divulgam postos falsos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.