São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unidade de Paulínia retoma a produção

DA FOLHA SUDESTE

A Replan, em Paulínia, retomou ontem a produção de derivados de petróleo em níveis inferiores aos projetados.
A superintendência da refinaria havia anunciado anteontem que produziria 24 milhões de litros de derivados de petróleo oito horas após a retomada da produção.
A refinaria ainda mantém estocado o combustível produzido depois da ocupação. Não houve bombeamento para as distribuidoras. Segundo a refinaria, o processo de refino não foi completado.
O início da produção foi anunciado pela Replan às 12h de ontem, mas até as 20h, refinaria continuava produzindo o mínimo da capacidade da unidade de destilação, 14 milhões de litros.
O Sindicato dos Petroleiros de Campinas e região nega o setor de operações esteja funcionando.
Segundo a assessoria da Replan não é possível prever quando a capacidade máxima da unidade -24 milhões de litros de combustível- vai ser atingida.
O engenheiro responsável pela direção geral da Replan no período da noite, Benedito Cardella, 50, afirmou às 20h de ontem que a refinaria está operando com 30% de sua capacidade total.
A retomada da produção após a ocupação pelo Exército não resolve o problema do abastecimento de combustíveis.
O início do envio dos produtos às distribuidoras deve demorar no mínimo 36 horas, segundo ele. Este é o tempo necessário para adequar os produtos às especificações.
A capacidade total de processamento da refinaria em condições normais é de 302 mil barris/dia.
A refinaria está processando cerca de 89 mil barris/dia. O Sindicato dos Petroleiros de Campinas admite a retomada da produção, mas afirma que a refinaria opera com 20% da capacidade desde as 14h de ontem.

Texto Anterior: Pesquisadores detectam molécula de água no Sol
Próximo Texto: Petrobrás diz que produção já atinge 36% do normal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.