São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grevistas: patriotas em pele de baderneiros

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Não há falta de combustível que me segure: hoje estou com o gás todo. ``Fullgás", como diria o pé de laranja lima mais afinado do país.
A Câmara dos Deputados aprovou a quebra do monopólio das telecomunicações em primeiro turno? É brincadeira? Será que estou sonhando ou ontem dormi no Itaim e hoje acordei em Munique?
Nada! Temos a quem agradecer pelo passo avante dado pelo país na votação das telecomunicações.
Não fossem esses patriotas, esses progressistas em pele de grevistas baderneiros, dificilmente nossa Carta Magna teria dado um primeiro passo tão positivo no capítulo das telecomunicações.
O que tem uma coisa a ver com a outra? O que tem a falta de combustível a ver com a abertura nas telecomunicações? Eu explico: não fosse a resistência dessa brava gente brasileira, que paralisou durante 24 dias as refinarias da Petrobrás, colocando 59% da população de São Paulo contra a greve, os 348 deputados que votaram a favor da quebra do monopólio das telecomunicações não teriam sido sensibilizados a votar a favor da abertura das `teles' de forma tão avassaladora.
Sem essa greve, que sacaneou todo um país, que fez a camada mais ferrada da população amargar horas e mais horas na fila para comprar um prosaico bujão de gás, dificilmente a Câmara teria perpetrado uma votação tão esmagadora contra um monopólio do governo.
Os grevistas da Petrobrás prestaram um grande serviço ao país. Relembraram aos deputados que a população está por aqui de ser mal servida por empresas estatais.
E ainda fizeram o favor de chamar a atenção de investidores estrangeiros, que passaram a acompanhar atentamente os acontecimentos dos últimos dias no país, de prontidão para dizer ``bye bye Brazil" caso a greve e a votação na Câmara tivessem tomado outro rumo.
É por isso que eu digo, do fundo do coração: obrigada Antônio Carlos Spis, líder dos petroleiros; obrigada Vicentinho, presidente da Central Única dos Trabalhadores; obrigada aos intrépidos grevistas.

Texto Anterior: Deputados visitam Nova Brasília
Próximo Texto: Pilatos; Viagem educativa; Recuperado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.