São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dubois comenta narrativa de Fritz Lang

LÚCIA NAGIB
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

A última palestra de Philippe Dubois hoje, em São Paulo, promete manter o interesse que na semana passada fez lotar por três dias o auditório do Instituto de Artes da Unicamp.
O professor da Sorbonne, autor de ``O Ato Fotográfico e Outros Ensaios", recém-lançado no Brasil pela Papirus, encantou o público de Campinas com suas reflexões sobre a articulação entre imagem fotográfica e cinematográfica.
Dia 23 passado, na ECA-USP, Dubois falou sobre a face de videoasta de Godard, que ao longo dos anos foi adotando um sistema de ``vídeo-roteiro" e de ``vídeo-pensamento".
A palestra de hoje apresenta um atrativo especial por basear-se não em material trazido pelo próprio Dubois, mas em filmes raros encontrados no Brasil.
Trata-se de ``Corações em Luta" (1921) e ``Depois da Tempestade" (1920), dois filmes de Fritz Lang considerados perdidos até 1986, quando foram achados no acervo da Cinemateca Brasileira.
Quem ainda não teve a oportunidade de assistir à versão restaurada dessas preciosidades não deve perder a chance de hoje, nas projeções das 18h30 e 19h30 que precedem a palestra.
Dubois, em sua exposição de título ``A Estrutura Narrativa do Cinema de Fritz Lang", pretende explorar exatamente a riqueza de elementos contidos em ``Corações em Luta", filme de um diretor quase estreante, mas que já demonstrava o rigor estilístico que o iria caracterizar para sempre.
O filme conta a história de uma mulher que se debate entre quatro homens, um deles, seu marido, outro, seu ex-amante que possui um irmão gêmeo. Num ambiente de escroques, falsificadores e personagens dúplices, nada é o que de início aparenta ser.
``As aparências enganam" constitui, segundo Dubois, o lema básico de ``Corações em Luta".
Dubois pretende comentar também alguns reflexos autobiográficos do filme, em particular uma lenda polêmica segundo a qual Lang nunca teria se libertado do sentimento de culpa pelo suicídio de sua primeira mulher.

Filmes: Depois da Tempestade (18h30), Fritz Lang, Alemanha, 1920; ``Corações em Luta" (19h30), Fritz Lang, Alemanha, 1921
Palestra: A Estrutura Narrativa do Cinema de Fritz Lang, por Philippe Dubois
Onde: Sala Cinemateca (r. Fradique Coutinho, 361, Pinheiros)
Quando: hoje, às 20h30

Texto Anterior: Evento traz Dennis Hopper
Próximo Texto: `Killer' coloca matador na rota da tragédia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.