São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo tira Esca do controle do Sivam

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo decidiu ontem afastar a Esca do projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), orçado em US$ 1,4 bilhão. A empresa substituta da Esca vai ser escolhida através de uma licitação formal -ao contrário do processo anterior. A Esca era a empresa que iria gerenciar o sistema e era considerada a única com condições técnicas para fazê-lo.
A decisão foi divulgada ontem após reunião do Conselho de Defesa Nacional, que aconteceu paralelamente à terceira reunião ministerial promovida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
O conselho divulgou nota afirmando que o Ministério da Aeronáutica irá assumir, por ora, a tarefa de conduzir o desenvolvimento do software e gerenciar o sistema.
Segundo o porta-voz da Presidência, o afastamento da Esca se deve ao fato de a empresa ``não ter conseguido dar resposta satisfatória a várias questões levantadas contra ela".
A Esca foi acusada de ter fraudado guias no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Fiscais da Previdência apreenderam cem guias falsas em escritório da empresa no final do ano passado.
Para realizar negócios com o governo, a empresa deveria apresentar um documento certificando que nada devia à Previdência. Há suspeitas de que os documentos apresentados pela Esca são fraudulentos.
Reunião
O presidente Fernando Henrique Cardoso reuniu ontem seu ministério, pela terceira vez desde que assumiu o governo.
FHC queria avaliar a disponibilidade de verbas de cada ministério e discutir os programas sociais em andamento.
Além dos ministros, participaram da reunião os líderes do governo no Congresso, deputado Germano Rigotto (PMDB-RS), na Câmara, deputado Luiz Carlos Santos (PMDB-SP), e no Senado, senador Élcio Álvares (PFL-ES).
A reunião foi realizada na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República. O presidente cobrou dos ministros empenho na defesa dos projetos de interesse do governo e da aprovação das emendas.constitucionais.

Texto Anterior: Presidente da Câmara quer reeleição para FHC
Próximo Texto: Geisel está internado; clínica não dá informações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.