São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Saiba como realizar o sonho da 1ª casa

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O jovem descobriu o mercado de imóveis novos. E os vendedores de imóveis novos descobriram o autofinanciamento.
Nesse sistema -que tem como exemplos o Plano 100 e o Plano Melhor, além dos lançados por outras incorporadoras-, o comprador paga diretamente à construtora, em prazo menor ou igual ao do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).
O momento de crise do SFH abre então espaço para o autofinanciamento, que tem vendido todas as unidades lançadas.
``O mercado encontrou o bolso do comprador", diz Walter Lafemina, 48, presidente em exercício do Secovi (sindicato da habitação).
Para ele, a alta dos aluguéis é que está alavancando a venda. ``E tem aumentado o número de pessoas mais novas com um projeto de casar ou morar sozinho."
Stepan Boyadjian Segundo, 21 anos completados quinta-feira, é um exemplo. Ele mora com pais e avós. ``Quero sair da casa dos avós e morar só com meus pais."
``Vários menores de 21 já precisaram correr atrás de emancipação", conta Milton Sabioni, 38, responsável pelo estande.
Apesar da pouca idade, os novos compradores são bem responsáveis. A inadimplência (falta de pagamento) é pequena -entre 0,5% e 1%, segundo o Secovi.
É importante tomar cuidado. Uma série de despesas -sobretudo as chaves- encarece o imóvel. Isso sem falar de juros e correção.
O casal Ricardo Cardoso e Adriana Corinaldesi quase perdeu o apartamento devido aos juros das prestações.
Já estava difícil pagar quando ele foi demitido, em abril do ano passado. ``A gente vivia na miséria. Ficamos morrendo de medo de perder o imóvel", diz Adriana.
Foi preciso negociar. A transação incluiu o envio do currículo de Cardoso -engenheiro recém-formado pela USP- ao banco, que deu seis meses de prazo. Em dois, a dívida foi quitada.
``A gente sabia que a prestação ia subir, mas coube no orçamento", diz Luiz Nocciolini, 29, que recebeu em outubro seu apartamento pelo Plano 100.
Em alguns casos, os juros da tabela Price estão incluídos na parcela, como no Plano Melhor. Mesmo assim, há reajustes pelo Índice Nacional de Custo da Construção.
No caso de um imóvel comprado na planta, quanto menor a entrada, mais demorada é a entrega. A opção então é o financiamento de usados, feito por alguns bancos.

LEIA MAIS
sobre compra de imóvel na pág. 9-9

Próximo Texto: Composição com muito humor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.