São Paulo, domingo, 28 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A curiosidade faz o leitor

DA REDAÇÃO

As maiores novidades da lista de mais vendidos de maio estão no ranking de não-ficção: "O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte, lançado este mês, já aparece no topo da lista, com suas informações insólitas sobre os mais variados assuntos.
Outra surpresa é "O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro, que alcança a quarta colocação, apesar de tratar de um assunto pouco acessível à maioria do público, como a antropologia.
A lista traz ainda duas outras novidades: "Como Enlouquecer a Sua Mãe, de Sonia Rodrigues Mota, e "Quarenta - A Idade da Loba, de Regina Lemos.
Entre os livros de ficção, os livros esotéricos mantém hegemonia absoluta, ocupando as cinco primeiras posições.
Ao todo, aliás, os livros esotéricos somam nove dos vinte títulos mais vendidos -ou seja, quase a metade do total compreendido por ficção e não-ficção.
Apesar disso, a pesquisa do Datafolha revela um dado curioso: apenas 15% dos entrevistados declararam ser esse o seu gênero favorito.
O gênero "literatura adulta é o que tem a predileção do público (35%). Os esotéricos vêm em segundo, seguidos de perto pelos livros técnicos (12%).
Outro dado referente aos esotéricos é que Paulo Coelho, que já teve todos os seus seis livros presentes simultaneamente em pesquisas anteriores, agora comparece apenas com três títulos (dois de ficção e um de não-ficção).
Além disso, sua melhor colocação é o quinto lugar do romance "Na Margem do Rio Piedra... -que entre agosto de 1994 e janeiro deste ano ocupou o topo do ranking.
Significativa também é a preferência do público por livros de autores brasileiros. Na lista de não-ficção, todos os autores são nacionais. Já entre os títulos de ficção, apenas quatro das obras são traduzidas de outro idioma.

Texto Anterior: TEATRO; NOVELA
Próximo Texto: Saiba como é feita a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.