São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não há espermicida nas farmácias

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

``Procuro sempre estar bem informada sobre sexo. Já aprendi muitas coisas nessa coluna, mas o que mais me entusiasmou foi saber que existe espermicida para usar com camisinha. Tenho 17 anos e transo com meu namorado sempre com camisinha, mas já aconteceu de arrebentar. Resolvemos usar o espermicida. Saí para comprar, mas quem diz que eu achei? Você diz que é fácil de achar: não é não. Como faço?"

Vou falar uma coisa pra você: juro que não acreditei no que você conta em sua carta. Pensei: pronto, mais uma dessas desculpas da moçada. Para provar que você estava errada e facilitar as coisas para a galera, saí para comprar. Sabe o que aconteceu? Me danei!
Na primeira farmácia tinha camisinha numa prateleira, mas espermicida não. Fui e perguntei ao balconista. Sabe a reação dele? ``O que é isso?" Fiquei só imaginando um adolescente passando por isso. Ia desistir.
Fui para uma outra e o balconista me perguntou que marca eu queria. Como eu disse que qualquer uma servia, me deu uma caixa de remédio para colocar na vagina. De tarja vermelha, imagina!
Era medicação antibiótica contra infecção e ele queria me convencer que funcionava como espermicida. Pode? Por favor, não caiam nessa! Espermicida não tem tarja vermelha, pode ser vendido sem receita médica e de qualquer marca serve.
Na terceira, (ufa!) encontrei unzinho só junto com as camisinhas. Era pegar, pagar e levar. Tinha marca igual de camisinha, importado, e com ononoxinol-9, o que é importante. Na quarta farmácia, quando fiz o pedido à balconista, ela ficou pensando e depois me disse: ``Ah, aquilo que usa com diafragma? Não tem, vai ser difícil você achar. Nunca teve aqui." É mole?
Mas o que é isso? Como é que ficam todos aí querendo que vocês pratiquem o sexo seguro e não apresentam espermicida para atendentes de farmácia? Não ensinam para ele que isso se usa com camisinha, também? Que irresponsabilidade!
Bonitinha, fiquei indignada! Onde foram parar os espermicidas? Por que é que não estão em todas as farmácias, junto com as camisinhas? Donos de farmácias, façam o favor de perceberem a responsabilidade dos senhores!
E os fabricantes nacionais? Existem ou não? E o que fazem os responsáveis pela saúde pública que não importam mais espermicida? Vamos fazer o seguinte: o maior auê para todos vocês poderem comprar espermicida na maior tranquilidade em qualquer farmácia, ok? Não desista! Estou com você!

Texto Anterior: Juliana Miranda e Giselly Barros
Próximo Texto: DST ataca até quem não transa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.