São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo francês critica Otan

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O primeiro-ministro francês, Alain Juppé, criticou ontem a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) pelos ataques aéreos que motivaram represálias dos sérvios da Bósnia.
Em entrevista no horário nobre da televisão francesa, Juppé disse que ``os ultimatos e os ataques aéreos não foram bem preparados".
`` Eles fizeram nossos `capacetes azuis' correrem riscos impensados", acrescentou.
``Não se deve recomeçar esse tipo de operação nas mesmas condições em que ela se desenrolou na sexta-feira."
Foi em resposta aos ataques aéreos que os sérvios da Bósnia tomaram soldados da ONU e observadores militares como reféns e ``escudos humanos".
O premiê confirmou que Paris quer um ``reposicionamento" e um reforço das forças de paz. Caso contrário, planeja retirar seus soldados da região.
``É preciso pôr fim a essa dispersão no terreno e a essa vulnerabilidade. Se não conseguirmos, é preciso pensar em desencadear o plano de retirada, que é uma operação muito difícil e que não desejamos", explicou.
A França é o país com mais soldados nas forças de paz e mais reféns dos sérvios da Bósnia.

Texto Anterior: Sérvios matam chanceler da Bósnia
Próximo Texto: Terremoto destrói cidade na Rússia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.