São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aproveite bem o tempo de ligação com seu BBS

DANIEL JAPIASSU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Usuários de serviços de troca de mensagens por computador podem se entusiasmar com a brincadeira e gastar mais do que o previsto.
Alguns procedimentos ajudam a manter a conta telefônica em um padrão menos assustador.
Acompanhe algumas dicas de operadores de BBS consultados pela Folha.
Busca de arquivos - Não fique procurando arquivos no menu do BBS enquanto estiver conectado. Copie as listas de arquivos em seu disco rígido e saia do sistema. Em casa, escolha os programas que lhe interessam e volte a ligar para o BBS sabendo exatamente o que você vai fazer.
Jogos - A mesma recomendação vale para os jogos: copie o game e brinque quando não estiver usando a linha telefônica. Lembre-se sempre de que o tempo voa quando você está se divertindo. E tempo, especialmente nesse caso, é dinheiro.
Horários - Procure ligar para seu BBS a partir das 19h.
Além de a tarifa telefônica ser menor, a cópia de arquivos fica sensivelmente mais rápida, pois a transmissão torna-se nítida e firme nesse horário.
Velocidade - Por falar em transmissão, se você ainda usa placa de fax/modem com velocidade de 2.400 bps (bits por segundo), compre um modem mais veloz.
Para você ter uma idéia, com o modem de 2.400 bps, a transmissão de um arquivo de 300 Kbytes leva cerca de 20 minutos. Com um modem de 14,4 mil bps, por exemplo, o tempo de transmissão dos dados do BBS para seu disco rígido chega a três minutos.
Segurança - Caso você não tenha um programa antivírus, copie um do primeiro BBS ao qual você se associar. O ciberespaço está cheio de especialistas em danificar aparelhagens e destruir programas.

Texto Anterior: Lojas fazem desconto em equipamentos e soft
Próximo Texto: Rapidez é fundamental
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.