São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norte-coreanos apreendem barco com pescadores da Coréia do Sul

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

Dois tripulantes de um barco pesqueiro sul-coreano morreram ontem quando sua embarcação foi atacada e apreendida pela Marinha norte-coreana.
A Coréia do Sul colocou em estado de alerta a sua Marinha.
O incidente aumenta a tensão na península coreana. Os dois países até hoje não assinaram um acordo de paz definitivo para oficializar o fim da guerra da Coréia (1950-53).
As mortes foram divulgadas pela ``Yonhap", agência sul-coreana de notícias, que também registrou um ferido. O Ministério da Defesa do país não confirmou as mortes.
O barco pesqueiro Woosung 86 navegava em águas controladas pela Coréia do Norte. Ele se dirigia ao porto sul-coreano de Inchon, depois de ser apreendido pela China por pescar ilegalmente em águas chinesas.
O ataque e os disparos contra o Woosung 86 ocorreram 29 km a noroeste de Paekryong, ilha sul-coreana a oeste da península.
A Marinha da Coréia do Sul ordenou que todos os barcos pesqueiros de seu países abandonassem a região de Paekryong.
A Coréia do Sul acusa seus vizinhos do norte de terem detido mais de 3,5 mil pescadores sul-coreanos desde o final da guerra.
Mais de 500 ainda estariam nas mãos do regime comunista da Coréia do Norte.

Texto Anterior: Ucranianos esperam pelo pior na Bósnia
Próximo Texto: China, Rússia e Coréia planejam criação de zona de livre comércio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.