São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que faz o observador

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Os observadores militares da ONU têm a função de inspecionar se alguma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas está sendo descumprida.
Por exemplo: verificam se as ordens de cessar-fogo são cumpridas por ambas as partes. Se não são, comunicam à ONU. Eles também observam áreas protegidas, onde não deve haver combate.
Os observadores colaboram na edição diária de um relatório sobre combates.
O Conselho de Segurança da ONU delegou o comando dos observadores militares de todas as nações na ex-Iugoslávia ao general brasileiro Newton Bonumá.
Os observadores ficam em várias cidades. Andam desarmados, não usam capacete e se vestem com um uniforme camuflado, com identificação do país de origem e o emblema da ONU.
Sua escolha é feita pelo Exército de cada país. A ONU "abre vagas para tropas e observadores militares. Cada país contribui com soldados e observadores.
O Brasil tem 40 brasileiros na ex-Iugoslávia, 34 observadores militares e seis policiais (que têm a função principal de promover a segurança dos comboios com observadores militares).
Observadores militares e tropas da ONU são enviados a locais onde a paz está sendo negociada. Os soldados são conhecidos por seus ``capacetes azuis", cor que os distingue dos Exércitos em guerra.
(DR)

Texto Anterior: Sérvios aprisionam capitão brasileiro
Próximo Texto: MILITARES DO BRASIL NA EX-IUGOSLÁVIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.