São Paulo, quinta-feira, 1 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Hans Magnus Enzensberger disseca "purê imaginário" da classe média

FERNANDO DE BARROS E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Se o mundo contemporâneo tem um espelho, seu nome é classe média. Uma classe amorfa e difusa, que se expande feito mancha de óleo e ocupa cada espaço da vida social. Uma classe que acabou se transformando em termômetro, horizonte, parâmetro e destino das sociedades ditas civilizadas.
Essa ``hegemonia cultural" da classe média e algumas de suas manifestações epidérmicas na vida cotidiana foram o tema debatido anteontem à noite pelo poeta, romancista, crítico cultural e ensaísta alemão Hans Magnus Enzensberger, que falou no Instituto Goethe de São Paulo para um público de aproximadamente 200 pessoas.
O tema programado para o debate era outro. Enzensberger deveria falar sobre seu livro ``Guerra Civil", lançado recentemente no Brasil pela Cia. das Letras. Optou por recuperar aspectos de seu ensaio ``Mediocridade e Loucura", que dá o título de outro livro seu, recém-lançado aqui pela Ática.
A classe média, disse Enzensberger, é a ``vanguarda da mediocridade". Ela absorveu em seu ``purê imaginário" a alta cultura burguesa e a baixa cultura proletária. Hoje, burgueses e operários não têm projetos de vida alternativos. Eles imitam a classe média.
Os primeiros compram carros um pouco mais caros e erguem palacetes em Miami. Os últimos se desdobram para pagar as prestações da geladeira. Mas o horizonte de ambos é sempre o mesmo. Todos almejam aquela minúscula e boçal felicidade que aparece, por exemplo, no rosto de cada motorista exibindo seu celular pelas ruas de São Paulo.
Como escreve Enzensberger, ``essa sociedade é medíocre. Medíocre são os seus donos do poder e suas obras artísticas, seus representantes e seu gosto, suas alegrias, sua opinião, sua arquitetura, seus meios de comunicação, seus vícios, sofrimentos, costumes...."
O tema da ``guerra civil" acabou vindo à tona através das intervenções dos dois convidados brasileiros presentes, o crítico literário Roberto Schwarz e o historiador Nicolau Sevcenko.
Tomando como pano de fundo de sua exposição o livro ``O Colapso da Modernização" do alemão Robert Kurz, Schwarz retomou a análise da ``guerra civil" descrita por Enzensberger.
Essa ``guerra civil", às vezes aberta e declarada mas muitas vezes microscópica e invisível, surge por toda parte como resposta à nova ordem capitalista, que está deixando de ter a capacidade de explorar o trabalho para simplesmente prescindir dele.
O resultado, como notou Schwarz, são as reações destrutivas e autodestrutivas que pipocam nas mais variadas manifestações dos excluídos. Elas podem tomar o aspecto de um conflito étnico ou aparecer na forma compulsiva com que os habitantes da periferia de uma grande cidade quebram um telefone público.
Ou, como escreve Enzensberger, ``nas ações espontâneas expressa-se a raiva das coisas em bom estado, o ódio por tudo o que funciona e que forma um amálgama indissolúvel com o ódio por si mesmo". Se o seu diagnóstico é certo, é certo também que dias piores virão.

Texto Anterior: Sociedade Brasileira de Ópera faz cinco recitais na Sala São Luis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.