São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso dado na selva não é interrompido pelo Exército

MARCELO GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

O Cecomsex (Centro de Comunicação Social do Exército) informou ontem que o curso dado pelo CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva) não foi interrompido depois da contaminação de três de seus alunos por um vírus.
O Cecomsex também informou que foram colhidas amostras de sangue dos oficiais que continuam no curso e tiveram contato com os militares contagiados. Essas amostras serão analisadas em Manaus.
A turma do CIGS de que os três atingidos participavam deve concluir o curso em uma semana. Enquanto isso, os militares ficarão sob acompanhamento médico.
O curso foi criado há cerca de 30 anos. Ele tem duração de dois meses. Cada turma tem cerca de 50 oficiais brasileiros e estrangeiros. Todos são voluntários.
O Cecomsex informou que os alunos são vacinados contra febre amarela e examinados por médicos antes e depois do curso.
Durante as aulas no CIGS, os alunos dormem na selva, comem animais silvestres e plantas e bebem água de plantas e de igarapés, os pequenos rios da região.
Os militares aprendem a fazer bússolas, a usar facas e treinam tiro com um tipo especial de fuzil, o Para-FAL. Segundo o Cecomsex, os estrangeiros são, na maioria, de países da América Latina, da França e dos EUA.
O tenente Alberto José da Silva Guimarães, que morreu na segunda-feira por causa do vírus, trabalhava no 5º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), em São Gabriel da Cachoeira (AM).
O tenente Genaro Machado Berkenkamp, que está internado na UTI do Hospital Emílio Ribas, trabalha no 4º BIS, em Rio Branco (AC). O terceiro contagiado, o aspirante Marcos Vinícius Soares Guimarães, é do 24º Batalhão de Caçadores, que fica em São Luis (MA). (MG)

Texto Anterior: Vírus são causadores de febres hemorrágicas
Próximo Texto: Movimento nas estradas deve cair com greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.