São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
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`Biker' recomenda o uso de capacete na pista do Ibirapuera

DA REPORTAGEM LOCAL

A convite da Folha, o arquiteto e ciclista Paulo de Tarso Martins, 30, analisou a ciclovia do Parque do Ibirapuera, a única da cidade.
Martins é presidente do Sampa Biker's, um clube que organiza passeios ciclísticos no estado.
Segundo ele, apesar de muito bem sinalizada, a ciclovia do Ibirapuera peca por não recomendar o uso do capacete.
``É perigoso, porque muita gente pensa que isso aqui é pista de corrida e abusa na velocidade", diz.
Por andar rápido demais com sua ``magrela", o estudante André Audi Ferreira, 15, se deu mal no Ibirapuera. Ele teve sua bicicleta apreendida por um guarda civil metropolitano. `` Meu pai teve de vir retirá-la", conta.
Segundo o administrador do Ibirapuera, Paulo Camarero, essa é uma prática normal. ``Procuramos burocratizar a devolução da bicicleta para que da próxima vez, o sujeito pense melhor", afirma.
Citando mais um problema da ciclovia, Martins diz que a pista é muito pequena. ``O que acontece é que o pessoal enjoa de dar voltinhas e passa a andar nas alamedas do parque".
Na última quarta-feira, quando a ciclovia foi analisada, o empresário Sérgio Paulo Milani, 29, pedalava sua bicicleta por uma das alamedas do Ibirapuera.
Quando perguntado por que não utilizava a ciclovia, Milani respondeu: ``Ciclovia, aqui? Onde fica?"
O empresário estava a não mais que 5 metros da pista. Informado pela reportagem que a extensão da ciclovia é de 1,2 km, Milani disse que ``não dá".
``Venho aqui para pedalar 25 quilômetros, se eu der 25 voltas aí dentro vou sair mordendo o asfalto", ironizou.
Segundo o arquiteto Martins, outro problema notado durante seu ``test-drive" pela ciclovia do Ibirapuera são as duas valetas no cruzamento com a pista de ``cooper", perto do portão seis.
Segundo o administrador do parque, Paulo Camarero, por enquanto essa foi a maneira ``radical" de fazer o ciclista diminuir a velocidade.
Camarero diz que já está providenciando pequenos obstáculos que fazem a bicicleta trepidar quando transpostos. Assim, as valetas serão eliminadas.

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