São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995 |
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`Biker' recomenda o uso de capacete na pista do Ibirapuera
DA REPORTAGEM LOCAL A convite da Folha, o arquiteto e ciclista Paulo de Tarso Martins, 30, analisou a ciclovia do Parque do Ibirapuera, a única da cidade.Martins é presidente do Sampa Biker's, um clube que organiza passeios ciclísticos no estado. Segundo ele, apesar de muito bem sinalizada, a ciclovia do Ibirapuera peca por não recomendar o uso do capacete. ``É perigoso, porque muita gente pensa que isso aqui é pista de corrida e abusa na velocidade", diz. Por andar rápido demais com sua ``magrela", o estudante André Audi Ferreira, 15, se deu mal no Ibirapuera. Ele teve sua bicicleta apreendida por um guarda civil metropolitano. `` Meu pai teve de vir retirá-la", conta. Segundo o administrador do Ibirapuera, Paulo Camarero, essa é uma prática normal. ``Procuramos burocratizar a devolução da bicicleta para que da próxima vez, o sujeito pense melhor", afirma. Citando mais um problema da ciclovia, Martins diz que a pista é muito pequena. ``O que acontece é que o pessoal enjoa de dar voltinhas e passa a andar nas alamedas do parque". Na última quarta-feira, quando a ciclovia foi analisada, o empresário Sérgio Paulo Milani, 29, pedalava sua bicicleta por uma das alamedas do Ibirapuera. Quando perguntado por que não utilizava a ciclovia, Milani respondeu: ``Ciclovia, aqui? Onde fica?" O empresário estava a não mais que 5 metros da pista. Informado pela reportagem que a extensão da ciclovia é de 1,2 km, Milani disse que ``não dá". ``Venho aqui para pedalar 25 quilômetros, se eu der 25 voltas aí dentro vou sair mordendo o asfalto", ironizou. Segundo o arquiteto Martins, outro problema notado durante seu ``test-drive" pela ciclovia do Ibirapuera são as duas valetas no cruzamento com a pista de ``cooper", perto do portão seis. Segundo o administrador do parque, Paulo Camarero, por enquanto essa foi a maneira ``radical" de fazer o ciclista diminuir a velocidade. Camarero diz que já está providenciando pequenos obstáculos que fazem a bicicleta trepidar quando transpostos. Assim, as valetas serão eliminadas. Texto Anterior: Cidade terá 300 km de ciclovias Próximo Texto: Pista recebe campeões mirins Índice |
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