São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Receita diz que 5,82 milhões entregaram IR

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 97% dos contribuintes pessoas físicas entregaram as declarações do Imposto de Renda até quarta-feira, último dia fixado pela Receita Federal. Esse número significa 5,82 milhões de declarações entregues em todo o país.
A estimativa foi divulgada ontem pela Codir (Coordenação de Divulgação e Relações Externas) da Receita. Eram esperados 6 milhões de declarações. O balanço não traz números por Estado.
Neste ano, aumentou o número de contribuintes que preferiram fazer a declaração em disquete. Segundo a Codir, foram cerca de 30% (em torno de 1,8 milhão), contra 20% (1,2 milhão) em 94.
Entre os contribuintes que entregaram no ano passado, 25% (1,5 milhão) tiveram imposto a pagar; 52% (3,12 milhões), a restituir; e 23% (1,38 milhão) estavam isentos. A Receita ainda não dispõe dos números deste ano.
Desde ontem os bancos não estão mais recebendo declarações. Agora, o contribuinte retardatário só pode entregar na unidade da Receita mais próxima de sua casa.
Só que, se tiver IR a pagar, terá antes de recolher a multa de 1% sobre o total do imposto devido (linha 18 da página quatro).
A multa será de, no mínimo, R$ 141,22 (só pagará mais quem tiver pelo menos 20 mil Ufir de imposto devido, ou R$ 14.122). Para pagar a multa, o código do Darf é 5320.
Quem tiver restituição ou for isento receberá, em casa, pelo correio, notificação da Receita para pagar a multa. No caso de restituição, a Receita deve descontar a multa do valor a ser devolvido.
Quem ainda tem imposto a pagar e optou por parcelar precisa ficar atento aos prazos de vencimento das parcelas (sempre no último dia útil de cada mês). Atraso dá multa de 10% no mês seguinte e de 20% a partir do segundo mês.
Os contribuintes que entregaram declaração com informações erradas devido à conversão de URV (Unidade Real de Valor) para cruzeiros reais terão de fazer uma declaração retificadora. A Receita já deu instruções às empresas para que emitam novos comprovantes de rendimentos.

Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Brasil e Colômbia fazem protesto contra os EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.