São Paulo, domingo, 4 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-ministro toma posse em conselho da OMS; A FRASE; O NÚMERO; Ébola ressurge após 19 anos; Epidemia no Zaire não impede vôos; Reunião debaterá doenças reumáticas

JULIO ABRAMCZYK

Ex-ministro toma posse em conselho da OMS
O médico Seigo Tsuzuki (foto), de São Paulo, tomou posse na semana passada como representante do Brasil no comitê executivo da Organização Mundial da Saúde, para os próximos três anos. Ex-ministro da Saúde no governo Sarney e ex-presidente da Fundação Zerbini, instituição mantenedora do Incor, Tsuzuki é vice-presidente do Hospital Santa Cruz e assessor da Fundação Pró-Sangue -Hemocentro de São Paulo.

A FRASE
``A cirurgia do contorno corporal não substitui uma dieta cuidadosa e exercícios regulares".
(Do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva, médico Munir M. Curi, sobre a lipoescultura, a cirurgia plástica que se propõe a modelar e dar novas formas ao corpo feminino).

O NÚMERO
2 ... dias é o período mínimo e 21 dias o período máximo de incubação da febre hemorrágica provocada pelo vírus Ébola.

Ébola ressurge após 19 anos
A febre hemorrágica pelo vírus Ébola foi observada pela primeira vez há cerca de 19 anos, no Sudão e no Zaire. Da mesma forma que em 1976, ela começa de forma súbita, com fraqueza, febre, dores musculares, dor de cabeça e garganta, vômitos e diarréia, atingindo em seguida os rins e o fígado e termina com hemorragias internas e externas que provocam a morte em 50% a 90% dos pacientes. Sua transmissão se dá de pessoa a pessoa, por contato direto do sangue ou de secreções orgânicas. A fonte original da infecção é desconhecida. Não existe tratamento ou vacina para a doença.

Epidemia no Zaire não impede vôos
A Organização Mundial da Saúde não está recomendando nenhuma medida excepcional em relação aos vôos regulares ou viajantes provenientes do Zaire, onde ocorre a epidemia de febre hemorrágica provocada pelo vírus Ébola. A menos que os passageiros apresentem a doença de forma aguda (hemorragias), não há restrições para a viagem. Na fase aguda os pacientes são contagiosos e é improvável que neste estado possam viajar ou sejam autorizados a embarcar.

Reunião debaterá doenças reumáticas
O 2º Encontro de Reumatologia Avançada organizado pela Sociedade Paulista de Reumatologia será desenvolvido de 9 a 11 de junho no Centro de Convenções B'nai B'rith, em São Paulo, de 9 a 11 de junho próximo. Serão abordados temas sobre novas técnicas de diagnóstico para tratamento das doenças reumáticas. (Julio Abramzyk)

Texto Anterior: Estudante faz fisioterapia há mais de quatro anos
Próximo Texto: Parceiro de Sharon Stone prefere surfe à carreira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.