São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salvador tem 30 bairros sob risco de desabamento

TEREZA RANGEL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A cidade de Salvador tem 30 bairros sob risco deslizamentos de terra e consequentes soterramentos. Eles estão concentrados em quatro regiões: Brotas, Subúrbio Ferroviário, São Caetano e Miolo.
São bairros, na maioria, resultantes de ocupações irregulares de terrenos em encostas de morros, com construções precárias, sem critérios técnicos, segundo levantamento da Codesal (Coordenadoria da Defesa Civil de Salvador).
A prefeitura não dispõe de dados precisos sobre o número de pessoas que habitam estas áreas. A estimativa é de que cerca de 65% da população de Salvador more em encostas de morros -o equivalente a 1,55 milhão de pessoas.
``A fiscalização não dá conta da saturação da ocupação em Salvador. O principal problema não são as chuvas, mas a desordenação na ocupação", disse a chefe do setor de estatísticas e informação da Codesal, Maria Emília Freire.
O diretor do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, Délio Pinheiro, diz que há quatro fatores que provocam os deslizamentos de terras na cidade: a intensidade das chuvas, a forma de inclinação das encostas, a natureza da cobertura vegetal e a natureza geológica do meio. Pinheiro afirma que se dependesse apenas da qualidade do solo de Salvador, não haveria tantos problemas com deslizamentos e soterramentos.
``O comportamento do solo de Salvador é bom, não traria problemas por si só." Para ele, a combinação das chuvas com a ação do homem sobre o meio ambiente é ``explosiva". Faz questão, porém, de se basear em dados históricos para defender a criação de um órgão governamental para cuidar apenas de questões relativas a encostas e riscos de deslizamento.
``Fundada em 1549, Salvador já registrava, em 1551, o primeiro deslizamento de terra no que é hoje a praça Castro Alves." Este dado mostra, segundo o professor, que tragédias como as de São Gonçalo do Retiro e Cajazeiras 6 vão continuar a ocorrer enquanto não forem adotadas medidas permanentes de prevenção.

Texto Anterior: `Curso Rápido de Vinho' tem 1ª palestra
Próximo Texto: Encontrados mais 5 corpos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.