São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995
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Campanha 'desafoga' as marginais

DA REPORTAGEM LOCAL

A campanha ``Evite Chegar a São Paulo nos Horários de Pico", iniciada no último dia 5 de maio, está ajudando a melhorar o trânsito na cidade, em especial nas marginais Tietê e Pinheiros.
A avaliação é da Secretaria dos Transportes do Estado, que promove a campanha, e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que cuida do trânsito na cidade.
A campanha reduziu em 33%, em média, o número de caminhões que chegam a São Paulo pela rodovia Castelo Branco -estrada com maior movimento no Estado, com 170 mil veículos por dia- das 7h às 9h e das 17h às 19h, quando há maior movimento.
No caso da via Dutra -segunda rodovia mais movimentada, com 85 mil veículos por dia-, a redução ficou em 30%.
Antes da campanha, iniciada em 5 de maio, a média diária de caminhões entre 7h e 9h na Castelo Branco era de 2.551.
No último dia 31, o número estava reduzido para 1.537. Na Dutra, a quantidade de caminhões diminuiu de 3.226 para 2.422.
Para contar o número de caminhões nas duas rodovias, a secretaria fez medições em dias úteis em pontos próximos a São Paulo.
Embora o desabastecimento de combustíveis causado pela greve dos petroleiros e a recessão tenham ajudado a diminuir o número de veículos em circulação, o secretário estadual dos Transportes, Plínio Assmann, acredita que a campanha é a principal responsável pela redução no número de caminhões.
``Logo no primeiro dia da campanha já foi registrada uma queda de 21% do movimento de caminhões na Castelo Branco. Isso mostra que a campanha é o motivo principal e não secundário da diminuição", afirma Assmann.
Faixas educativas
A campanha, que tem caráter educativo, está baseada principalmente em avisos nas estradas, orientando os motoristas a evitar entrar na cidade nos horários de maior movimento.
Os avisos são feitos em faixas ou painéis luminosos, além da distribuição de folhetos.
Dentro da cidade, também foram colocadas faixas, em especial nas nas marginais Tietê e Pinheiros, dizendo aos motoristas que evitem utilizar essas vias das 7h às 9h e das 17h às 19h.
Segundo Assmann, também fazem parte da campanha reuniões com associações sindicais de caminhoneiros e com moradores de regiões atingidas.
Os moradores de Alphaville, em Barueri, Grande São Paulo, estão inclusive entre os maiores beneficiados pela campanha.
O tempo médio entre Alphaville e São Paulo pela Castelo Branco foi reduzido de 1 hora e 20 minutos, antes da campanha, para meia hora, no último dia 25.
Com um trânsito melhor, mais veículos começaram a se utilizar da Castelo. O fluxo de carros aumentou 25% na rodovia, segundo Assmann. O aumento de cerca de 60% da velocidade média dos carros é a principal explicação para o maior número de carros.
Receptividade
Assmann afirma que a receptividade dos caminhoneiros à campanha foi muito boa. Segundo ele, as associações de caminhoneiros vão fazer esta semana uma pesquisa com 2.000 motoristas de caminhão para coletar sugestões para desenvolver melhor a campanha.
O secretário diz que estão sendo mantidos contatos com os principais pontos de recebimento de mercadorias na capital para que seus horários sejam escalonados.
``Só o Ceagesp recebe em média 8.000 caminhões por dia." Segundo o secretário dos Transportes, se o recebimento de mercadorias for mudado para um horário menos congestionado, o trânsito vai melhorar.

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