São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROCK À GOMES DE SÁ

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O rock alternativo brasileiro chega a além-mar. Um intercâmbio com a gravadora independente ``Drunk Records", de Lisboa, tem feito com que bandas apareçam em Portugal antes mesmo de fazer sucesso no Brasil.
O intercâmbio funciona na base da brodagem, ou seja, de forma completamente informal. As bandas enviam ``dats" (fita de alta qualidade a partir da qual será feito o CD) para a gravadora, que se responsabiliza pela distribuição e pela feitura da capa.
Estão participando do intercâmbio -por enquanto- as bandas Os Cabelo Duro e DFC, de Brasília e a paulista Garotos Podres.
O Garotos participou da coletânea ``Vozes da Raiva 1" junto com as bandas portuguesas Mata-Ratos e Pé-de-cabra. A banda brasileira participa com cinco faixas e agora começa a lançar bandas portuguesas no Brasil (leia texto abaixo).
O caso de Os Cabelo Duro é mais surpreendente. A banda brasiliense nunca participou de um CD no Brasil, faz shows só em casas underground e tem que batalhar para conseguir fazer shows em São Paulo.
Em Portugal, o tratamento é outro. A banda tem até previsão de um disco solo para este ano, com turnê de lançamento em Portugal e outros países da Europa. O DFC vai pelo mesmo caminho. O disco da banda, lançado no Brasil ano passado pela Eldorado, sai em Portugal em setembro. A banda já planeja uma turnê pela Europa.
Segundo José Felipe, 26, diretor artístico da Drunk Records o intercâmbio é ``ótimo para as bandas, para o selo e para as pessoas que gostam de rock". ``As bandas brasileiras estão tendo uma ótima aceitação aqui", diz.
O entusiasmo entre as bandas também é grande.``Em Portugal as coisas funcionam, estávamos correndo atrás de gravadoras aqui e não aparecia nada. Lá foi tudo muito simples", diz Hélio, 25, baixista de Os Cabelo Duro.
José Felipe diz que qualquer banda brasileira pode mandar uma fita demo para o selo. Endereço: Apartado, 13037-1000, Lisboa, Portugal.

Texto Anterior: UNE faz congresso de estudantes e elege novo presidente mês que vem
Próximo Texto: Curtir reggae é unanimidade entre pessoas desentendidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.