São Paulo, segunda-feira, 5 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transamérica FM troca dance pelo rock de Green Day e Elastica

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sai a dance music e entra o rock na Transamérica FM. A rádio, que há dois meses tinha o estilo Eurodance como carro-chefe, agora tem o grupo de rock Green Day no topo de sua parada de sucessos.
A lista das músicas mais tocadas na FM ainda destaca os grupos Blur (em 5º lugar), Cranberries (7º), Shampoo (12º) e Elastica (16º), além da presença nacional de Skank (com duas músicas, em 2º e 4º), Legião (8º), Cidade Negra (10º) e Nando Reis (13º).
É a segunda mudança radical na programação das FMs paulistanas num período curto. Implantada em maio, ela acontece cinco meses após a 97 FM, tradicional reduto do rock, adotar linha dançante.
``A dance music saturou", diz Paulo Mello, 31, coordenador artístico da Transamérica. Ele acha que o estilo cansou o público pela forma como ocupou o ``dial" de FM. ``Quase não havia opções ao bate-estacas", diz. ``A mudança da 97 deixou muitos órfãos".
As pesquisas de audiência reforçam o motivo da mudança. De acordo com o DataFolha, a programação de rock da 89 FM deixou o dance da Transamérica para trás, durante o mês de abril (última medição disponível). Ficaram, respectivamente, com o 6º e o 8º lugares na audiência de SP.
``A Transamérica veio em cima do que a gente está fazendo", diz Marcos Eduardo Santa Vicca, 25, supervisor de produção da 89 FM. ``A programação deles está sendo baseada no que a gente toca".
Paulo Mello prefere atribuir o novo perfil ao renascimento do rock no país. ``O rock nacional está numa ascensão incrível", diz, referindo-se ao aumento de lançamentos e pedidos dos ouvintes.
Por isso, a rádio resolveu priorizar o rock brasileiro. Os artistas estão até gravando especiais ao vivo, no estúdio da Transamérica.
Como a emissora tem alcance nacional, a mudança deve ter impacto no mercado. Transmitindo via satélite, a rádio atinge 15 milhões de ouvintes.

Texto Anterior: Eve Salvail diz que look careca ajudou sua carreira de modelo
Próximo Texto: Courtney Love fala da morte de Cobain
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.