São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ração faz vaca produzir "superleite"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores da Csiro (sigla em inglês para Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica), localizada em Sydney (Austrália), afirmam ter desenvolvido uma ração para vacas que as levaria a produzir leite com menos gorduras saturadas.
O "superleite", como está sendo chamado pelos membros da equipe científica, possui a mesma quantidade total de gorduras que o leite integral.
A vantagem é que ele traz 25% menos gorduras saturadas do que o leite comum.
Essas gorduras são prejudiciais ao sistema circulatório humano, pois podem contribuir para a obstrução das artérias, o que dificulta o fluxo normal de sangue. A longo prazo, o processo pode levar a um infarto.
No lugar das gorduras saturadas (que recebem o nome devido ao tipo de ligação química entre átomos), as vacas produzem um leite com mais gorduras insaturadas, que prejudicam menos o organismo humano.
A técnica, batizada de "Tecnologia Nutricional Protegida", é resultado de pesquisas fomentadas há cerca de 20 anos pela Csiro.
Os pesquisadores transformaram as sementes de colza -espécie de couve silvestre- em um pó, que é recoberto por um extrato protetor.
Este pó é adicionado posteriormente a variedades normais de ração para os animais.
Com uma alimentação tradicional, o processo de ruminar transforma o alimento dos bovinos em gorduras saturadas.
O óleo de colza afeta a maneira como a ração é digerida.
O tipo de composto que o organismo da vaca absorve da nova ração, segundo os cientistas, põe à disposição do animal compostos que levam à produção de leite com menos gorduras saturadas.
Além disso, o processo australiano faz o animal produzir em média 30% mais leite, de acordo com os cientistas.

Texto Anterior: Até fotocópias não foram pagas
Próximo Texto: CNPq outorga Prêmio José Reis a cientistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.