São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente sérvio faz mistério

DO "THE INDEPENDENT"

O presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic, manteve silêncio ontem sobre sua posição de reconhecer ou não a independência da Bósnia e sobre o passo que iria tomar, se é que ele existe, para a libertação dos reféns da ONU nas mãos dos sérvios bósnios.
Sua estratégia está em segredo.
Mestre em acordos que o beneficiam ao extremo, o presidente estaria, segundo diplomatas e oficiais na capital Belgrado, disposto a reconhecer a Bósnia com suas fronteiras anteriores ao começo da guerra, em 1992.
Porém, as mesmas fontes não sabem dizer exatamente quais seriam as condições para que Milosevic fizesse o reconhecimento.
Sua influência na libertação de 126 reféns na sexta-feira foi fundamental, mas até agora ninguém sabe quais as intenções deste filho de um sacerdote ortodoxo sérvio.
Em Belgrado, diz-se que ele mandou um recado a Radovan Karadzic, o líder dos sérvios bósnios, para que ele soltasse os reféns antes de ser alvo de penas severas.
As condições para reconhecer a Bósnia passam, com certeza pelo fim do embargo imposto pela ONU à Sérvia, que esmaga a economia do país e torna difícil sua sustentação no poder, ameaçada pelos radicais que querem todos os sérvios unidos em um só país.

Texto Anterior: Enviado da ONU é barrado na Bósnia
Próximo Texto: Israel prepara desocupação da Cisjordânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.