São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forças sérvias isolam cidades da Bósnia

ROGÉRIO SIMÕES
ENVIADO ESPECIAL A ZAGREB

O líder dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, afirmou que vai impedir que as forças de paz da ONU abram caminho para levar suprimentos às cidades isoladas da região.
A ameaça foi feita num dia de novos ataques das forças sérvias, desta vez principalmente contra Srebrenica, uma das cidades declaradas "áreas de segurança pelas Nações Unidas.
O comando da ONU na Bósnia pretende utilizar as tropas britânicas enviadas nos últimos dias à região para levar comida e combustível a Gorazde, Srebrenica, Sarajevo, Tuzla, Bihac e Zepa.
Nessas cidades, não só a população local, mas os próprios soldados e observadores militares das forças de paz estão em seus últimos estoques de suprimentos.
Em Sarajevo, a população voltou a sofrer com a falta d'àgua e eletricidade, o que tem prejudicado inclusive o trabalho da Cruz Vermelha. A comida da cidade começou a ser reservada prioritariamente para os hospitais.
A ONU não consegue levar alimentos para a capital bósnia por causa da falta de segurança na estrada entre Mostar e Sarajevo.
Os ataques sérvios de ontem nos arredores de Srebrenica causaram a fuga de cerca de 3.000 civis de suas casas. Soldados holandeses da ONU baseados na cidade chegaram a ser atacados.
Sarajevo também voltou a ser bombardeada durante a noite de domingo e a madrugada de ontem, o que se tornou novamente uma rotina na capital bósnia.
Apesar da ofensiva na Bósnia-Herzegóvina, os sérvios perderam território na região da Krajina, no sul da Croácia.
O Exército croata aproveitou a atenção concentrada nas batalhas no território bósnio e atacou as forças sérvias ao sul da cidade de Knin, onde fica a base rebelde.
Foi a mais bem sucedida ofensiva croata na região desde a guerra civil causada pela declaração de independência do país, em 1991.
Por causa dos ataques, os sérvios ameaçaram bombardear cidades do litoral croata, o que ampliaria ainda mais o conflito na ex-Iugoslávia.

Texto Anterior: Protesto camponês pára Bolsa do México
Próximo Texto: Entenda o conflito da Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.