São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995 |
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Prepare seu carro para os meses mais frios
DA REPORTAGEM LOCAL As baixas temperaturas do inverno dificultam o funcionamento do motor, principalmente na parte da manhã.O primeiro passo para não ser surpreendido é verificar as condições do sistema de partida a frio. Nos carros a álcool, verifique sempre o reservatório de gasolina -nunca deve faltar combustível no recipiente. É bom guardar um pouco de gasolina na garagem, para usá-la em caso de pane repentina. Com o motor frio, a tentativa de ligar o carro a álcool sem a injeção de um pouco de gasolina pode comprometer o sistema elétrico. Para não forçar a bateria e descarregá-la, alguns cuidados devem ser tomados ao ligar o veículo. Modelos movidos a álcool e dotados de carburador -onde há a mistura do combustível com o ar- necessitam de maiores cuidados. Os veículos a álcool mais recentes possuem sistema automático de partida a frio. Nos mais antigos, o controle de injeção de gasolina no carburador fica a cargo do motorista. Carros a gasolina -com carburador ou injeção eletrônica- costumam pegar muito mais facilmente no frio. É só manter o sistema de arranque em bom funcionamento para evitar surpresas. O ideal é procurar um auto-elétrico ao menor sinal de dificuldade para fazer o carro pegar. Verifique ainda o nível da solução da bateria (complete apenas com água destilada, se for o caso). Carros equipados com injeção eletrônica de combustível enfrentam o frio sem problemas. Nesses modelos, basta girar a chave, sem pisar no acelerador. A injeção eletrônica regula automaticamente a entrada de combustível e de ar no motor, conforme a temperatura ambiente. Movimento Nenhum carro, a gasolina ou álcool, com injeção eletrônica ou carburador, deve ficar esquentando parado. E mais: na hora de ligar o carro, nada de pisar fundo no acelerador ou ficar muito tempo com o afogador puxado -no caso de carros com carburador. Ao dar a partida, saia imediatamente com o veículo. O motor esquenta mais rápido com o carro em movimento. ``O certo é puxar o afogador e ligar o veículo sem pisar no acelerador", diz o mecânico Luiz Yoshimura. Segundo Yoshimura, o uso do afogador deve ser moderado, para evitar desgaste do motor e consumo excessivo de combustível. É recomendável sair com o afogador acionado, até que o motor esteja aquecido. O carro deve trafegar em baixa velocidade. Com o afogador puxado ao máximo, parte do combustível não queima, desce direto para o cárter e dilui o óleo de lubrificação. Já o movimento do veículo ajuda a aquecer outras peças móveis, como embreagem e câmbio. ``Também é bom pisar no pedal da embreagem na hora de dar partida no veículo, para aliviar o esforço do motor de arranque", afirma Yoshimura. Em dias de frio, a bateria é outro componente muito exigido na hora da partida. Por isso, também deve estar em ordem. Ao sair do veículo, certifique-se de que não há lâmpadas acesas e cheque se o rádio ficou ligado. Na hora de ligar o veículo, apague as luzes e deixe o rádio desligado, para não roubar tensão do sistema elétrico. Texto Anterior: Aula elimina medo de trânsito Próximo Texto: Veja preços do ar quente Índice |
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