São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeroporto de Manaus caça urubus para evitar choque contra aviões

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), contratou um funcionário para caçar urubus e aves que atrapalham a aterrissagem e a decolagem de aviões.
Todos os dias, o funcionário Raimundo Lourenço Sampaio, percorre a área do aeroporto espantando os urubus com a ajuda de rojões e fogos de artifício. Ele também destrói os ninhos.
Segundo o gerente de Operações do aeroporto, Rubem Ferreira Lima, o choque de uma ave de dois kg contra um avião a 300 km por hora produz um impacto equivalente a sete toneladas de peso.
Nos últimos cinco anos, o aeroporto Eduardo Gomes registrou 95 acidentes envolvendo aeronaves e pássaros. No dia 28 de abril, um urubu se chocou contra um Boeing durante a aterrissagem e quebrou o pára-brisas do avião.
Segundo a Infraero, frequentemente os aviões têm suas turbinas danificadas pelas aves. Isso acontece quando os animais são sugados pelas turbinas.

Texto Anterior: PM de Sorocaba vai apreender motos `jog'
Próximo Texto: Entidade divulga a `lista suja' dos poluidores de Minas Gerais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.