São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBA inicia as finais do basquete de espetáculo

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Houston Rockets e Orlando Magic começam hoje a decisão da NBA tentando feitos inéditos.
O Houston, que conquistou no ano passado seu primeiro título da liga profissional de basquete dos EUA, corre atrás do bi.
O novato Orlando, que pela primeira vez chega a uma decisão desde sua estréia na liga (temporada 89-90), quer incluir seu nome na lista dos campeões.
As duas equipes são uma síntese do que representaram as mudanças de regras adotadas pela liga nesta temporada com o objetivo de resgatar o equilíbrio de forças.
O jogo ganhou emoção, levou mais torcedores aos ginásios e a audiência de TV aumentou 13%.
Nesta fase decisiva (playoffs), apontar um favorito carregava 50% de chance de erro.
O jogo bruto, ilegal pelas novas regras, passou a ser punido mais severamente.
A redução de 7,23 m para 6,71 m de distância da cesta da linha dos lances de três pontos levou os times a reestudarem seus esquemas de jogo. Os atletas ficaram mais livres para criar.
O Houston tornou-se mais ágil e veloz; o jogo do Orlando passou a ser melhor distribuído.
Apesar disso, a decisão não vai escapar da luta entre grandalhões. O duelo mais esperado é entre os pivôs Hakeem Olajuwon, dos Rockets, e Shaquille O'Neal.
A disputa é uma série melhor de sete jogos. Começa em Orlando (hoje, às 22h/horário de Brasília, e sexta). Prossegue até que uma equipe obtenha quatro vitórias, com três partidas em Houston e, se necessárias, duas em Orlando.
A finalíssima traz a experiência dos jogadores dos Rockets contra a juventude do adversário.
O Houston teve um começo de temporada sem brilho.
Completou os 82 jogos da temporada regular (fase de classificação) com aproveitamento de 57,3% e o sexto lugar na Conferência Oeste.
No geral, foi a nona melhor campanha da liga (27 times).
Na fase decisiva (playoffs), subiu de rendimento. Eliminou o Utah Jazz (3 a 2), o Phoenix Suns (4 a 2) e o San Antonio Spurs (4 a 2), os três melhores times da temporada regular.
O Orlando iniciou a fase de classificação dando a impressão de que era imbatível, mas caiu um pouco de produção no final.
Mesmo assim, registrou a melhor campanha da Conferência Leste e a quarta da liga (aproveitamento de 69,5%), empatada com a do Seattle e superada pelas do San Antonio (75,2%), Utah (73,2%) e Phoenix (72%).
Nos playoffs, registrou altos e baixos. Desclassificou o Boston (3 a 1), o Chicago (4 a 2) e o Indiana (4 a 3).

NA TV
Bandeirantes, ao vivo, às 22h, e TVA/ESPN, VT, a partir das 22h30

Texto Anterior: Santos, sem 6, joga contra o Araçatuba
Próximo Texto: Orlando faz jogo maduro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.