São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Houston usa a velocidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Os Rockets chegam mudados a sua segunda final consecutiva da NBA. O time é mais baixo, veloz e ofensivo do que o campeão em 94.
Conheça o Houston:
Destaque - O pivô Hakeem Olajuwon, 32, alcançou médias de 33 pontos, 10,1 rebotes e 3 bloqueios por jogo nestes playoffs.
Seus truques: ``fade away jumper" (arremesso em que se desequilibra propositalmente para trás, evitando o bloqueio adversário) e dribles de cabeça (induzem o marcador a pular antes).
Ataque - Em 94, dependia de Olajuwon e dos tiros de três pontos de Vernon Maxwell e Kenny Smith.
Começa estas finais com mais uma arma: um jogo de transição defesa-ataque mais veloz, empurrado pelo veterano Clyde Drexler.
Defesa - É baixa para os padrões da NBA e sente a falta de um bom reboteiro -o melhor, o ala-pivô Otis Thorpe, foi trocado por Drexler. Tenta evitar o jogo dentro do garrafão apertando a marcação no perímetro.
Banco de reservas - É fraco. O ala-pivô Carl Herrera deslocou o ombro e está fora. Maxwell foi afastado por indisciplina em maio. O time tem só 10 jogadores, contra 12 do Orlando.
Entre os cinco reservas, um destaque -o armador Sam Cassell, ágil no ataque, mas um pouco imaturo.
Tática - Aposta que Olajuwon vencerá o duelo com Shaquille. Vai lutar para isolar os grandalhões.
Mais leve do que os adversários da posição, o ala-pivô improvisado Robert Horry ``puxa" seu marcador para longe do garrafão (na NBA, a marcação é obrigatoriamente homem-a-homem) e cria espaços para Olajuwon debaixo da tabela.
Arma secreta - Os tiros de três pontos de Horry, com quase 50% de precisão.
Técnico - Rudy Tomjanovich está há 25 anos na franquia (na NBA, os times pertencem a empresas e não a clubes); há 3 é treinador.
Na campanha de 94, pouco mudou o time -escalou apenas sete formações titulares em quase cem jogos.
Nesta temporada, surpreendeu com inovações táticas -usou 17 escalações.
Experiência - Somou ao currículo neste ano vitórias decisivas fora de casa sobre Utah, Phoenix e San Antonio -todos previamente considerados favoritos.

Texto Anterior: Orlando faz jogo maduro
Próximo Texto: Exame confirma que Hortência está grávida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.