São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BBS promove contato imediato via micro

ANTONIO JOÃO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os micreiros já têm mais uma desculpa para não sair da frente do monitor nem para arrumar namorada. Os BBS, serviços de mensagens que têm canais de conversa via computador -chat- permitem contato on line entre os usuários conectados.
O sistema une remotamente os computadores como se estivessem em rede. Por ele, dois ou mais usuários trocam informações instantâneas via linha telefônica. O BBS recebe os dados e faz a retransmissão para outro micro.
O processo do chat é bem simples e requer apenas um modem ligado à linha telefônica. Feita a conexão ao BBS, é só entrar na opção chat do menu principal. A partir daí basta escolher um canal com um parceiro disponível para o papo. A tela reproduz o diálogo.
Os usuários começam a se conhecer nos canais de acesso público. A maioria das conversas é em grupo e envolve até seis pessoas. Para entrar no papo basta teclar Enter e aguardar a vez de digitar.
Em minoria, as mulheres quase não precisam tomar a iniciativa. Mal surge um nome feminino e já aparecem garotos para o papo.
Assediadas, as garotas já têm fórmulas para dispensar os saidinhos. Pamela, 16, diz não dar muita bola aos galanteadores: ``Alguns mal me conhecem e já querem ir logo saindo comigo."
Para uma outra garota, cantada pouco original é convidá-la para o canal ``69".
Nos BBS a que a reportagem teve acesso, as gírias não foram indispensáveis. O diálogo é coloquial, mas requer cuidado na digitação: não há acento nem cedilha.
No flerte eletrônico vale mesmo a intuição para se descobrir o par ideal e entrar num canal privativo -onde ninguém mais tem acesso à conversa.
Outra alternativa é pedir para deixar uma mensagem no correio eletrônico. O usuário aciona Mensagem no menu principal, escreve e endereça o recado.
É recomendável procurar BBS com maior número de canais para chat e que ofereçam conexão por pelo menos meia hora.
O melhor horário para os chats vai das 21h até a madrugada, quando as tarifas telefônicas são mais baratas e há mais gente on line para conversar.

ONDE SABER MAIS
PERSOCOM - 45 canais de chat, só para assinantes - tel. de dados: (011) 822-8055; tel. de voz: (011) 829-4731; CANAL VIP - 13 canais de chat, só para assinantes - tel. de dados: (011) 889-7222; tel. de voz: (011) 889-8366; PONTO DE ENCONTRO - 4 canais de chat, aberto a não-assinantes - tel. de dados: (011) 218-1520; tel. de voz: (011) 218-0978; LOVE STORY - tel. de dados: (011) 819-1154 ou 819-581

Texto Anterior: Jogos e CD são opção de presente
Próximo Texto: Sysopa dá receita de sedução
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.