São Paulo, quarta-feira, 7 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como funciona o "IRC"

MARIA ERCILIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem ouve falar da Internet pela primeira vez imagina milhares de pessoas digitando mensagens umas para as outras, numa conversa on line sem fim.
Na verdade isso se chama ``IRC" (``Internet Relay Chat"), criado na Finlândia principalmente para estudantes se comunicarem de graça.
O ``IRC" funciona por meio de comandos simples digitados com uma barra na frente. Por exemplo, /join ñbrasil coloca você no canal ñbrasil.
O ``IRC" tem uma série de regras e rituais. Quem cria um canal se torna operador dele. Canais estabelecidos, com uma freguesia fixa, como o ñbrasil, geralmente têm um ou mais ``bots" (abreviação de robô) e ``scripts" (instruções) que desempenham funções como saudar cada usuário que entra.
O ``bot" aparece na tela como um usuário, mas se limita a dar respostas automáticas.
``No Brasil, a gente tem um ritual de batismo dos novatos. Acabamos quicando (`chutando') o novato, mas explicamos como ele faz para voltar", diz Thania Thaddeu. ``É fácil perceber o novato, ele sempre tenta conversar com o bot."
Os canais do ``IRC" funcionam como estruturas semipermanentes de encontro. Existem canais que são de jogo, como o ñinitgame. Alguns existem há anos e são bem conhecidos, como o ñhottub (que simula uma banheira de água quente), sempre cheio de adolescentes.
Há ainda canais de sexo, como o ñsex, o ñnetsex, o ñwtsex e assim por diante.
Outros se formam em meio a emergências. Durante o último terremoto em Los Angeles, o ``IRC" continuou a funcionar mesmo com as comunicações interrompidas. Na Copa do Mundo, o canal ñworldcup funcionou ininterruptamente.
(ME)

Texto Anterior: Amigos via Internet têm encontro no Rio
Próximo Texto: Câmeras populares têm bom desempenho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.