São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procuradoria pede inquérito

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Procuradoria Geral da República pediu a abertura de inquérito civil público para apurar danos causados pela greve dos petroleiros aos consumidores. O pedido foi encaminhado ontem à Procuradoria Geral do Distrito Federal.
No documento, o coordenador da Câmara do Consumidor da Procuradoria, Miguel Guskow, recomendou o inquérito para que os sindicatos dos petroleiros indenizem os consumidores pelo descumprimento da decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho).
A sentença do TST determinou a abusividade da greve e o retorno imediato ao trabalho no último dia 10. Com a continuidade da greve e com descumprimento da produção mínima de 30%, faltou combustíveis e gás de cozinha.
O advogado da Federação Única dos Petroleiros, Carlos Boechat, disse que esta medida é mais uma decisão arbitrária do governo.
A Lei de Greve, segundo ele, determina que a manutenção das atividades essenciais no caso de paralisação de trabalhadores é de responsabilidade do poder público. ``Não somos responsáveis por danos aos consumidores".
A Polícia Federal começa hoje a ouvir os depoimentos dos petroleiros envolvidos nos oito inquéritos abertos para apurar crimes contra o patrimônio público.

Texto Anterior: Lucro da BR cresce 209,7%
Próximo Texto: CESP; SEM-TERRA 1; SEM-TERRA 2; SEM-TERRA 3; SEM-TERRA 4
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.