São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP e Rio são mais caras que Londres e Nova York

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS; DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as 35 cidades mais caras do mundo, acima de Nova York (EUA) e Londres (Inglaterra).
A informação é de pesquisa realizada pela empresa de consultoria suíça Corporate Resource Group e divulgada ontem. São Paulo subiu do 68º lugar (em 94) para o 34º e o Rio, do 73º para o 32º (veja quadro ao lado).
A pesquisa foi feita simultaneamente em 125 cidades durante a primeira semana de março. Foram utilizadas as taxas de câmbio do momento em cada país.
Foram examinados os preços de 155 bens e serviços, incluindo alimentação em restaurantes e lanchonetes, bebidas alcoólicas, cigarros, cuidados pessoais, água e eletricidade. Ficaram de fora os gastos com moradia e escola.
A pesquisa toma como base a cidade de Nova York (EUA), com um custo de vida calculado em cem pontos. Tóquio (Japão), a mais cara do mundo, recebeu 220 pontos e a Cidade do México (a mais barata), 63 pontos.
O economista Fábio Akira, 24, da MCM Consultores Associados, disse que a subida das cidades brasileiras no ranking deve-se ao aumento dos preços de serviços e alimentação fora do domicílio.
Segundo ele, esses setores (junto com a habitação) sofreram os maiores reajustes depois do Plano Real. ``São setores que se beneficiaram com o aumento do poder aquisitivo de parte da população e não enfrentam a concorrência dos importados", afirmou.
A publicitária Regina dos Santos Camargo, 32, voltou esta semana de uma viagem de compras em Nova York. ``Lá os preços estão muito melhores", disse.
Ontem, ela fez compras no shopping Iguatemi (zona oeste de SP) e reclamou do preço dos sapatos. ``A pesquisa está absolutamente certa. Os sapatos estão pelo menos o dobro do preço aqui."
Regina se assustou com o preço do café expresso no Brasil (cerca de R$ 0,60). ``Em Nova York, não gastava mais de US$ 0,20."

Texto Anterior: Convênio divide administração do Corcovado e da floresta da Tijuca
Próximo Texto: Hotel faz promoção no Dia dos Namorados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.