São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagallo busca time mais ofensivo

MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADO ESPECIAL À INGLATERRA

O técnico Mario Jorge Zagallo disse ontem, pela primeira vez, que a seleção brasileira passou a usar o sistema 3-2-5 (goleiro, três defensores, dois meias e cinco atacantes) ao atacar.
Para Zagallo, os cinco atacantes no Torneio da Inglaterra são Edmundo e Ronaldo -desde sempre atacantes-, o meia Juninho e os laterais Jorginho (pela direita) e Roberto Carlos (esquerda).
``Capei os laterais", afirmou o treinador. ``Acabei com essa história de que só um pode atacar de cada vez. Agora, vão juntos."
O meia Juninho já se comportava como atacante no sistema (disposição em campo) 4-3-1-2 (quatro defensores, três meias, um meia ofensivo e dois atacantes).
Os números usados por Zagallo revelam uma transformação ofensiva da seleção desde 1994, quando venceu o Mundial dirigida por Carlos Alberto Parreira.
Para Zagallo, as mudanças foram:
a) ao atacar, o time tem cinco atacantes; b) o meia Zinho tem mais liberdade de movimentação; c) o meia defensivo Dunga pode atacar mais; d) o outro meia defensivo (César Sampaio) fica preso entre os zagueiros, para permitir a tática mais ofensiva.
``Vamos perder, levar bordoada às vezes, mas vale a pena jogar assim".
Zagallo atacou novamente os críticos que há quase 30 anos o qualificam de defensivista.
Ele fez as declarações em Saint Albans, cidade a 36 km de Londres. O Brasil se hospeda em um hotel que ainda tem traços da construção original, em 1608.
Os jornais ingleses elogiaram o a seleção pela vitória de 3 a 0, anteontem, contra o Japão. ``Brasil resgata a velha magia", titulou o ``Evening Standard".
Caçadores profissionais de autógrafos cercaram o hotel da seleção. Eles vendem a assinatura por US$ 50,00, conforme apurou a Folha. Os jogadores brasileiros foram a Londres fazer compras.
O Brasil é o time menos violento entre os quatro do torneio, de acordo com notas dadas por jurados.
A disciplina é o critério de desempate, em caso de igualdade em pontos. Domingo, o Brasil decide o Torneio da Inglaterra contra a seleção da casa, em Londres.
Zagallo disse que vai convocar até dois jogadores por clube de São Paulo para a Copa América, que acontece em julho.

Texto Anterior: Alfio Basile deixa o Atletico de Madrid; Segurança de evento custará US$ 1,5 mi; Emelec e Sporting se enfrentam nos EUA; Jordi Cruyff pode jogar no Dortmund; Jogadores baianos assinam com Bayer; Inter se reforça com meia inglês Paul Ince
Próximo Texto: Suécia pega a Inglaterra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.