São Paulo, quinta-feira, 8 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museus mantêm acervo de obras clássicas

DENISE CHRISPIM MARIN
DA ENVIADA ESPECIAL A BUENOS AIRES

Memória histórica e paixão pelas artes e ciências não estão ausentes em Buenos Aires. A cidade mantém abertos à visitação nada menos que 80 museus.
A seleção prévia dos que devem ser visitados -e seus horários- torna o roteiro mais agradável. Quase todos os museus dispõem de guias para acompanhar grupos.
O Museu do Cabildo e da Revolução de Maio (r. Bolivar, 65) mantém peças de mobiliário dos séculos 18 e 19, portas talhadas e ferragens. Aquarelas de Sanchez de la Peña e de Carlos Pellegrini retratam fatos históricos.
Instalado em uma casa senhorial do século passado, o Museu Histórico Nacional (r. Defensa, 1.600) tem um acervo com obras que datam da época da descoberta da Argentina até o período atual.
Dedicado à preservação de obras sacras, o Museu de Arte Hispano-Americana Isaac Fernández Blanco (r. Suipacha, 1.422) está em um solar neocolonial.
Abriga coleções de arte peruana, porcelanas, pratarias, imagens de santos, objetos religiosos e conjuntos de móveis em estilo luso-brasileiro do século 18.
O Museu Nacional de Belas Artes (av. del Libertador) tem um belíssimo acervo, com obras clássicas e consagradas dos maiores nomes da pintura e escultura.
Telas imperdíveis são ``Jesus no Monte das Oliveiras", de El Greco, ``Cena de Guerra", de Goya, ``Mulher Jovem com Chapéu Verde", de Renoir, ``A Ninfa Surpreendida", de Manet e ``Margens do Sena em Giverny", de Monet.
O escultor francês Auguste Rodin tem espaço em várias salas do museu. Ali estão suas obras ``A Mão de Deus" e ``A Terra e a Lua".
No segundo piso, a coleção de mestres argentinos começa com dois temas de forte apelo social. São as pinturas ``A Sopa dos Pobres", de Reynaldo Giudici, e ``Sem Pão nem Trabalho", de Ernesto de la Carcova -ambas do final do século 19.
O Museu de Arte Moderna (r. San Juan, 350), instalado em um antigo depósito e com fachada de ladrilhos, atualmente mantém exposições temporárias de artistas argentinos e estrangeiros.
(DCM)

Texto Anterior: Buenos Aires merece ser percorrida a pé
Próximo Texto: Visitas revelam ostentação e influência européia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.